De cara a cara com um Relações Públicas

Fantástico Mundo RP
Fantástico Mundo RP
2 min readOct 22, 2012

Essa semana a entrevista é com um profissional de RP muito dedicado ao reconhecimento da nossa profissão. Gaúcho e que ama o que faz: Rodrigo Silvera Cogo.

Nome: Rodrigo Silveira Cogo
Idade: 40 anos
Instituição de formação: Universidade Federal de Santa Maria (RS)
Especialização: Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional pela Universidade de São Paulo
Mestrado: Ciências da Comunicação, Políticas e Estratégias de Comunicação
Área que atua: Produção de Conteúdo para Comunicação Digital e Pesquisa de Opinião

Questionado sobre o estereótipo que a nossa profissão possui, de ser a “profissão do futuro”, Rodrigo acredita que tudo depende do tamanho das organizações. Que por causa das estratégias e de sermos profissionais completos podemos ajudar as organizações a se inserirem no mercado mais competitivo: ”Mas em mercados mais desenvolvidos, já se tem a convicção de que o trabalho com a marca é fundamental no longo prazo e na geração de um sentimento de apreço e de recomendação”.

A importância da nossa atuação dentro das empresas é a garantia de uma longevidade de recompensas, por exemplo, “os investimentos em RP, embora por vezes com retorno menos imediatos, são compensados pela sua longevidade — são contratos de entendimento mais difíceis de romper, com maior tendência à fidelidade”.

Também perguntamos sobre o Mundo RP, um portal sobre as Relações Públicas criado em 1997 e que o objetivo era interligar profissionais da área. Apesar de ter começado a graduação nos anos 90 e não possuir acesso a computar e internet, a experiência foi muito compensadora. Por esse motivo o portal durou 15 anos, e esse ano encerra as suas atividades assim o idealizador do projeto garante que já cumpriu seu papel no Mundo RP e agora pode passar para novos projetos experiências.

Rodrigo ainda nos deixa uma mensagem: “Relações Públicas é fundamental para a sociedade. É um olhar sustentável de comunicação, que busca a diversidade de pontos-de-vista expressados para gerar relacionamento, entendimento e ações conjuntas. Mais do que levantar bandeiras de diplomação ou de regulamentação, os profissionais desta área precisam garantir competência, que começa por um estudo profundado dos campos de conhecimento importantes para o exercício do trabalho — como Psicologia, Antropologia, Sociologia e Administração, pra citar alguns — sabendo estabelecer interfaces entre diferentes perspectivas para compreender o humano e suas interações”.

Agradecemos ao Rodrigo a disponibilidade e a atenção dada para nós do Fantástico Mundo RP e dizer que é essas atitudes que engrandecem a nossa profissão.

Abaixo o perfil do entrevistado: https://www.facebook.com/rodrigosilveiracogo?fref=ts

--

--

Fantástico Mundo RP
Fantástico Mundo RP

Foram 11 anos de conteúdo e amor por Relações Públicas. Ficamos por aqui! Obrigada 💖