De cara a cara com um Relações Públicas

Fantástico Mundo RP
Fantástico Mundo RP
2 min readMar 20, 2013

[caption id=”attachment_1661" align=”alignleft” width=”181"]

Arquivo pessoal[/caption]

A entrevistada de hoje é Kelly Schuster de 28 anos, Graduada em Comunicação Social — habilitação em Relações Públicas pela UFSM, e pós-graduada em Gestão de Pessoas e Marketing pela Fames. Atualmente Kelly é Relações Públicas do Centro Universitário Franciscano (Unifra), da cidade de Santa Maria

Para Kelly a profissão de RP vem ganhando seu espaço, mas ainda é pouco reconhecida no Brasil, tanto pelo mercado quanto pela sociedade. A visão da comunicação como algo estratégico nas organizações públicas e privadas ainda é desentendida pela maioria dos gestores. A maioria entende que o trabalho de relações públicas se restringe apenas a eventos ou à assessoria de imprensa, infelizmente. Ela completa ainda dizendo que cabe a cada profissional de relações públicas e aos futuros profissionais divulgarem a importância da profissão, e nada melhor do que provar isso através de um bom trabalho, ou um bom estágio na área de atuação.

Quanto a oportunidade de empregos na área de RP, Kelly afirma que vem crescendo, à medida que sua importância é reconhecida. Acredito que as melhores oportunidades estão ainda na região sudeste do Brasil, e é claro no exterior. Por o relações públicas ser um profissional polivalente, existe a possibilidade de atuação em diversas áreas: assessorias de comunicação, eventos, agências de comunicação, assessorias de imprensa, assessorias de planejamento, projetos culturais, concursos públicos e docência. Hoje ainda com o advento da internet, estão surgindo novas oportunidades na comunicação digital, que acredito ser o meio mais promissor.

[caption id=”attachment_1662" align=”alignright” width=”300"]

Arquivo Pessoal[/caption]

Como mensagem para os futuros profissionais Kelly diz: “Pensem sempre em duas palavras: disciplina e persistência.

Disciplina: para poder ser um bom acadêmico, ser interessado, ler bastante sobre comunicação, pesquisar, interagir com os professores, estagiar, estagiar e estagiar, enfim, aproveitar a oportunidade da graduação para se formar um bom profissional.

Persistência: O mercado é difícil mesmo, portas irão se fechar, decepções todo mundo terá..mas isso faz parte. Não se deve jamais desistir no primeiro emprego ruim, do chefe “mala”, do pequeno salário. É de degrau em degrau que se chega à realização profissional. Todos os degraus fazem parte do teu amadurecimento como profissional, portanto PERSISTA!.”

O fantástico Mundo RP agradece Kelly Schuster por sua válida contribuição para o Blog.

--

--

Fantástico Mundo RP
Fantástico Mundo RP

Foram 11 anos de conteúdo e amor por Relações Públicas. Ficamos por aqui! Obrigada 💖