De cara a cara com um Relações Públicas

Fantástico Mundo RP
Fantástico Mundo RP
3 min readJun 5, 2015

[caption id=”attachment_3951" align=”alignleft” width=”300"]

Foto: arquivo pessoal

Foto: arquivo pessoal[/caption]

Hoje o Fantástico Mundo RP evidencia mais uma profissional da nossa área, apresentamos a vocês a Tenente e RP da FAB Candida Cavalheiro Schwaab. Formada pela UFSM campus de Frederico Westphalen, gaúcha e residente na capital do país, Brasília, ela nos conta um pouco mais sobre a sua trajetória e seus ideais comunicacionais.

A escolha por seguir o curso de comunicação não foi de imediato, foi através de uma eliminatória de carreiras que chegou até RP. Segundo ela “Sempre gostei de trabalhar com pessoas e em coisas dinâmicas, que não fossem estáticas nem burocráticas. Então fiz um teste vocacional com uma psicóloga e ela me apresentou algumas opções. De cara decidi que gostaria trabalhar com comunicação social. RP foi meio por acaso, pois eu não conhecia os detalhes da profissão, mas me apaixonei assim que entrei para a faculdade”.

A graduação foi um misto de conhecimento e exploração de um curso novo em uma pequena cidade interiorana. “O espaço como profissional foi crescendo aos poucos, os estágios pareciam um desafio, mas com trabalho árduo o processo de abertura de mercado foi se tornando positivo. O pós-faculdade veio para reforçar o trabalho feito durante a graduação e antes mesmo da colação ela já ocupava seu espaço como comunicadora em empresas frederiquenses.

Perguntamos a entrevistada como foi ocupar o cargo de RP na FAB e a resposta veio cheia de emoção e convicção de um sonho que cresceu ainda da faculdade: “Ser RP da FAB sempre foi um sonho, desde os tempos de faculdade. E esse sonho não demorou em se tornar realidade, pois quando completei um ano de graduada já estava no curso de formação de oficiais temporários da FAB. Tive a sorte de ser designada para uma boa unidade, onde u

candida

ma assessoria de comunicação já estava estruturada de profissionais com diferentes capacidades técnicas. Isso foi me dando tranquilidade, pois nunca faltou alguém para me orientar”.

O trabalho de RP na FAB é um processo que envolve responsabilidade, dedicação e foco. O processo de trabalho é diferenciado de acordo com a RP, cada posto sabe suas funções e todos são respeitados pelo posto que ocupam: “Todos sabem a função do relações públicas e cobram para que elas sejam bem feitas. Nas Forças Armadas o profissional de comunicação é subordinado diretamente ao comandante da Organização Militar (como deveria acontecer em todas as empresas) e isso atribui um peso muito maior ao nosso trabalho. O perfil do comando norteará e estará refletido em todas as nossas tarefas”.

Candida foi nossa veterana no curso de RP da UFSM/FW (e ainda foi minha antecessora na empresa em que atuo), conquistou o seu espaço com muita dedicação, compromisso e seriedade com a profissão. Hoje, seus os frutos estão sendo colhidos e o resultado de todo o esforço surgem no seu dia a dia.

Por fim, já agradecendo o tempinho para responder nossas perguntas, a RP da FAB nos deixa uma frase que resume o que é ser esse profissional: “ Ser RP é ter que pensar em tudo, o tempo todo”.

Candida te desejamos todo o sucesso do mundo, te agradecemos por compartilhar teus sonhos e tuas inspirações com o FMundoRP. Esperamos que a tua história sirva para inspirar mais RPs que sonham com a área militar.

--

--

Fantástico Mundo RP
Fantástico Mundo RP

Foram 11 anos de conteúdo e amor por Relações Públicas. Ficamos por aqui! Obrigada 💖