De cara a cara com um Relações Públicas

Fantástico Mundo RP
Fantástico Mundo RP
3 min readMar 19, 2014

Hoje a nossa entrevista é com uma pessoa muito especial, foi fonte de inspiração para a escolha da minha profissão e ainda é meu porto seguro como profissional. Minha madrinha e Relações Públicas, Daiana, já participou de palestras na UFSM-FW contando um pouco de sua experiência e do seu encanto pela área e, hoje a apresento aos nossos leitores.

[caption id=”attachment_2574" align=”alignleft” width=”223"]

arquivo pessoal[/caption]

Nome: Daiana Marodin de França Holanda

Idade:32 anos

Instituição que se formou: Universidade do Vale do Itajaí — Univali

Especializações: Especialização em Gestão da Comunicação, período março de 2008 a março de 2009, com 360 horas/ aula — Universidade Castelo Branco, Rio de Janeiro.

Pós Graduação em Gestão da Comunicação Orgnizacional, início em março de 2013, com previsão de término em agosto de 2014 –Centro Universitário de Brasília (UNICEUB).

Sempre muito comunicativa, Daiana decidiu fazer RP porque estava a procura de uma profissão dinâmica, com visão de futuro, criatividade e então encaixou-se nas Relações públicas. Quando entrou na faculdade, a falta de percepção da importância das primeiras matérias foram as principais barreiras que ela encontrou.

A nossa entrevistada também fala da dificuldade de organização da área em que atuar, já que as relações públicas são tão extensas e possuem um leque gigantesco de atuação. Por esse motivo Daiana coloca que resolver optar “por especializar-me em comunicado empresarial e atualmente estou realizando diversos cursos em comunicação interna / gestão de pessoas”.

Quando questionada sobre sermos considerados profissionais do futuro, ela afirma que “somos profissionais do presente projetando o futuro das organizações”. Somos sim diferenciados, e ela ainda coloca que devemos “deixar de ser generalistas e virar especialistas”, buscando posicionarmos melhor no que estamos fazendo e alcançando êxito na carreira da comunicação.

Daiana atuou na carreira militar, atuando nas Forças Aéreas na área de cerimonial e eventos além do uso de mídias internas. Ela nos coloca também da necessidade de ser criativos, já que a padronização de uma instituição federal é regrada de acordo com seus estatutos militares. Ela nos diz que “ao planejar e coordenar eventos temos a oportunidade de ter um feedback quase que imediato, o que sempre possibilitou adequar as estratégias de comunicação da organização e nas organizações militares ajuda a criar um vínculo com um público muitas vezes ‘distantes’”.

Ser RP para ela é amplamente desafiadora e encantadora, pois nenhum dia será igual ao outro e, é preciso estar sempre motivados a fazer nosso melhor. A profissão é o que a mantem motivada 24h por dia, já que é a partir dela que possamos transmitir nossos valores e manter-se éticos para tornamos profissionais respeitados e reconhecidos no mercado de trabalho.

[caption id=”attachment_2575" align=”alignright” width=”300"]

arquivo pessoal[/caption]

Para finalizar a entrevista, Daiana nos deixa uma citação que ela tem como seu guia: “A sabedoria é a capacidade de prever as consequências, a longo prazo, de ações atuais, a disposição de sacrificar ganhos a curto prazo em favor de benefícios a longo prazo e a habilidade de controlar o que é controlável e de não afligir com o que não é. A essência da sabedoria, portanto, é a preocupação com o futuro, não a preocupação do adivinho, pois ele só tenta prever. O sábio, tenta controlar o futuro.”

Adão Eunes Albuquerque (1983)

O Fantástico Mundo RP agradece a disponibilidade e o carinho dado a entrevista e, fica honrado de conhecer mais uma profissional qualificada. E eu (Anelise) agradeço profundamente por ter me encaminhado a essa profissão tão valorosa e fico feliz e ter pessoas como você no meu caminho.

--

--

Fantástico Mundo RP
Fantástico Mundo RP

Foram 11 anos de conteúdo e amor por Relações Públicas. Ficamos por aqui! Obrigada 💖