De cara a cara com um Relações Públicas

Um dia depois da data em que comemoramos o dia Nacional das Relações Públicas, momento em que fomos lembrados por diversas outras profissões e homenageados pelos nossos colegas e amigos, hoje é dia de falar com mais uma super profissional e que, seguindo a mesma linha do post que montamos ontem, 02, no facebook é um exemplo de RP para nos inspirar.

img-20150424-wa0044
Arquivo pessoal.

Conversamos com a Fernanda Foscarini, que nos contou um pouco mais sobre sua carreira e falou sobre a profissão que escolheu. Formada em Relações Públicas pela UFRGS e pós-graduada em Marketing pela FGV e em Dinâmica dos Grupos pela SBDG, atualmente, Fernanda é coordenadora de endomarketing no Sicredi.

A Fernanda nos comentou que acredita que o nosso papel enquanto profissionais de RP é mostrar o valor de nossa profissão para ganharmos sempre mais espaço e reconhecimento. Assim, para ela, a profissão de RP no mercado atual “é uma necessidade em qualquer organização, o que não significa que o número de vagas disponíveis seja proporcional a essa realidade, especialmente nesse momento da economia brasileira. O fato é que acredito no valor do profissional de RP, na sua capacidade de olhar a comunicação de uma forma mais abrangente, de saber utilizar diferentes ferramentas e meios para buscar o engajamento das pessoas, de ser plural.”

Acreditando na importância das empresas investirem no Endomarketing, acredita estar no caminho certo, buscando cada vez mais se qualificar e entender o comportamento dos grupos. Para Fê, o grande objetivo é que no endomarketing “as ações e ferramentas de comunicação empregadas realmente possam ajudar as pessoas a dialogarem mais no trabalho, a terem mais transparência nas suas relações, a serem mais felizes fazendo o que gostam. Sempre tive e continuo tendo uma visão otimista da nossa profissão, pois realmente acredito que a necessidade de estabelecer relações por meio da comunicação é um desafio constante de qualquer organização, de qualquer setor e porte. Temos que conquistar esse espaço.”

Nossa última pergunta foi relativa a mensagem que a Fernanda deixa aos seus colegas de profissão e aos estudantes de RP:

“Especialmente aos acadêmicos, partam para prática e abusem das oportunidades de estágio para experimentarem-se de verdade. Para mim, ter buscado essa vivência ainda como estudante foi fundamental para conquistar melhores oportunidades depois de formada. Para todos, promovam a profissão, a exemplo do que faz este blog, para que possamos ser ainda mais reconhecidos pelos resultados que podemos gerar.”

Fê, te desejamos muito sucesso e conquistas na nossa tão amada profissão! Parabéns pelo trabalho que realiza e continue nos inspirando! A equipe do Fantástico Mundo RP agradece muito pela contribuição ao nosso blog.