Depois da Formação em Social Media, curso de Facebook Ads traz aprofundamento do tema

Muriel Felten
Fantástico Mundo RP
4 min readMar 21, 2017

--

Capacitação do Farol Coworking trouxe dicas para sair do óbvio e criar campanhas eficazes.

Seguindo o propósito de difundir aos novos social medias o conhecimento necessário para fazer campanhas que explorem melhor as possibilidades oferecidas pelo Facebook, a Petit Escola de Mídias Sociais e o Farol Coworking realizaram o curso de Facebook Ads. O evento foi realizado em dois dias da última semana, dividido entre os momentos teórico e prático, e é uma continuação da Formação em Social Media, que já vai para sua quarta edição.

A ministrante Mariana Klein é uma veterana da área e explica por que optou pela realização do curso. “A formação em Social Media oferece uma visão ampla de todas as funcionalidades das redes sociais para relacionamento das empresas com seus públicos. Como já temos essa capacitação solidificada, chegou o momento de aprofundar cada um dos temas abordados e o Facebook Ads foi escolhido porque ainda é o que gera mais dúvidas.” Comentou.

De fato, ao longo dos dois dias em que os alunos estiveram imersos no mundo que Mark Zuckerberg criou para a publicidade, foi uma delícia acompanhar as descobertas com relação à criação e otimização de campanhas.

Para começar, é preciso ter a dimensão da importância do anúncio pago na maior rede social do mundo. Estima-se que apenas 1% das pessoas que curtiram uma página irão ver na sua timeline os posts da marca publicados de forma orgânica. 99% ficarão fora, e isso acontece porque o algoritmo utilizado para selecionar o que cada pessoa recebe em seu feed baseia-se na interação, ou seja, o quanto a pessoa reage, comenta ou compartilha o que a página publica. Se a intenção é divulgar a sua marca, produto ou serviço, não há como fugir do patrocínio.

A boa notícia é ser possível ir além dos investimentos tradicionais em envolvimento com a publicação — também chamado de impulsionamento de post — e curtidas de página. O Facebook oferece, pelo menos, 10 objetivos de campanhas, que vão desde o reconhecimento, passando por consideração até chegar a conversão. O que conta nesta etapa é saber exatamente aonde se quer chegar e a decisão deve ser tomada a partir da análise de onde a empresa está. A dica principal é construir primeiro a fundação, ou seja, consolidar a página, para, por fim, colocar o telhado, que significa focar as atenções nos outros objetivos que a empresa almeja por meio do canal.

Outro segredo para o sucesso do anúncio é a correta seleção do público, de acordo com os objetivos. Escolher quem vai visualizá-lo passa pela localização, dados demográficos e também pelos interesses, filtrados a partir do comportamento de cada usuário na rede. Uma ferramenta super legal e pouco conhecida é o Audience Insights, em que o administrador consegue verificar onde estão e o que fazem as pessoas que constituem o público da campanha.

O Facebook pensa tanto em facilitar a vida de quem quer gastar dinheiro com ele que oferece até mesmo um banco de imagens gratuito, indicado, principalmente, para aquelas empresas que não têm agência ou um designer interno. Mas, cuidado, pensar ainda é preciso, pois o criativo dos anúncios influencia diretamente a pontuação de relevância, um score que vai de 1 a 10 e faz a média entre as ações positivas e negativas do usuário com relação à campanha. Quanto mais baixa a nota, maior é o trabalho deles — robôs, algoritmos ou seja lá quem faz essa distribuição maluca ao público — para chegar ao seu objetivo e, portanto, maior será o custo. Ou seja, anúncio otimizado é economia!

Turma completa: girls power!

Essas e outras dicas e instruções de ouro para criar e gerir os queridos advertisements no nosso mais querido ainda “Face” (já que estamos íntimos) foram passadas pela Mariana apenas no primeiro dia de curso! E, acreditem, ela abordou muito mais coisas legais durante a parte teórica, mas ficou difícil colocar todas neste post, ou acabaria o tornando gigante. O momento prático foi ainda mais interessante porque todos os alunos puderam criar anúncios reais para suas próprias marcas ou de seus clientes com a ajuda da profe. (Puro amor neamm!)

Para viver uma real experiência de Facebook Ads e saber tudo o que os alunos aprenderam, vai ser preciso fazer mais do que chegar ao fim deste texto, é necessário correr e garantir o seu lugar na próxima turma. E o Fantástico Mundo RP garante: vale muito a pena!

Até daqui a pouco, e fiquem ligados na cobertura dos cursos que virão ;)

--

--