Dica de leitura: Comunicação, diálogo e compreensão nas organizações.

Fantástico Mundo RP
Fantástico Mundo RP
3 min readJul 24, 2015
SOCIAL MEDIA (1)

“…antes conversávamos na mesa do jantar e envolvíamos 3 pessoas. Hoje, conversamos sobre as questões da empresa — de forma mais direta ou mais velada — numa rede social que pode atingir, rapidamente, 3 milhões de pessoas”.

Livros são ótimas referências, tanto para estudantes quanto para profissionais. Seja para trabalhos acadêmicos, para embasar ideias e opiniões, manter-nos atualizados sobre conteúdos da área e para nos qualificarmos cada vez mais.

Nesta sexta, o Fantástico Mundo RP indica um livro muito interessante produzido por uma RP nata. Entrevistei a Viviane Mansi, para o Versátil RP, no “RP escreve a sua história” (leia aqui) e hoje, tenho o prazer de apresentar sua nova obra, lançada em junho deste ano, intitulada “Comunicação, diálogo e compreensão nas organizações”.

Viviane Mansi é formada em Relações Públicas na Cásper Líbero, tem especialização em Liderança pela Fundação Dom Cabral e é pós-graduada em Negócios pela Fundação Getúlio Vargas. Ela também alimenta um blog sobre o tema, o Comunicação com funcionários.

Sobre a obra

Uma leitura leve e com uma linguagem muito acessível, traz assuntos atuais e ótimas referências de autores que embasam a reflexão que abrange tanto a teoria quanto a prática da comunicação com empregados na contemporaneidade.

“…insatisfação perene está presente nas organizações e daí surge a necessidade do engajamento, e, em alguns casos, da troca psicológica. O indivíduo quer cada vez mais — mesmo que não saiba o quê — e a organização atende essa demanda promovendo iniciativas, das mais variadas, e quase sempre, tentando suprir uma demanda de consumo”.

Viviane conta sobre a mudança da sociedade e com ela as expectativas dos indivíduos, o comportamento do trabalhador, as formas de se comunicar e retrata a importância e as formas de trabalhar esse contexto.

Leitura obrigatória para quem estuda ou gosta de comunicação interna, denominada pela autora de comunicação com empregados, pois, segundo Mansi, hoje torna-se difícil dizer que uma informação pertence ao âmbito exclusivamente interno, ainda que sua origem tenha sido essa. O tema também foi fruto de seu livro anterior “Comunicação com empregados: A comunicação interna sem fronteiras”.

Tratando do uso do termo “empregado”, Viviane esclarece que sempre preferiu e utilizou o termo funcionário, mas que, ao escrever este primeiro livro com Bruno e Thatiana, levantou-se a questão de utilizar o termo que é o correto pela lei. “Fez todo sentido para nós. O eufemismo é desnecessário nos tempos atuais — pelo menos trabalhamos para isso. Foi uma sugestão de ouro. Provocou em nós outras reflexões”, esclarece.

Mas, também, esta pode ser uma leitura claramente voltada à gestores, líderes que podem encontrar nesta obra novas oportunidades, caminhos e inspirações para melhorar a relação entre empregados e empresas. Já que:

“A comunicação também é apropriada pelos empregados, que a recriam, interpretam e dão, por vezes, outro significado. Ter a atenção a essa interpretação nos dá a oportunidade de interagir com eles, aprender com eles, e moldar a comunicação de forma que faça mais sentido, seja mais interessante”.

Que tal qualificar-se frente à esse universo através de uma ótima leitura? Então saiba:

Como adquirir?

IMG_9029

A maneira mais rápida e prática é adquirir através do site da Editora InHouse, AQUI.

Em breve, ele também estará disponível na Livraria Cultura.

Agora, se você quer testar a sorte, aguarde segunda-feira. Vamos sortear um exemplar para nossos leitores em nossa página do Facebook! Fique atento!

--

--

Fantástico Mundo RP
Fantástico Mundo RP

Foram 11 anos de conteúdo e amor por Relações Públicas. Ficamos por aqui! Obrigada 💖