Dica de livro e 6 passos para tornar seu conteúdo viral

Você está espalhando o seu conteúdo da melhor forma nas redes sociais?

Eliara Rothmann
Fantástico Mundo RP

--

Você sabia que conteúdos virais estão associados a epidemias sociais? Essas epidemias são aqueles assuntos ou produtos que são conhecidos por pequenos grupos de indivíduos e que se espalham para grupos maiores, como epidemias.

Alguns conteúdos pegam mais que os outros por 3 grandes motivos: 1. serem melhores; 2. possuírem preços mais atraentes e 3. terem uma publicidade maior. Mas não é só isso. Os produtos que caem no gosto das pessoas são aqueles que principalmente possuem transmissão social, ou seja, influência social e boca a boca.

“As pessoas gostam de falar sobre o que compraram, viram ou comeram e por isso, o fator boca a boca tem influência de 20% a 50% no fator decisório da compra. E essas ações de boca a boca geram influência social”.

Mas e como transformar esses conteúdos em grandes epidemias da internet?

No livro Contágio: Porque as coisas pegam de Jonah Berger, o autor apresenta seis princípios de como tornar seu conteúdo viral. Essas dicas são valiosas, confira:

  • Moeda social: Quem não gosta de compartilhar uma história bacana e se sentir bem com a reação dos seus amigos? Adoramos compartilhar nossas experiências. Nossa vida é um livro aberto, ainda mais com as redes sociais. Postamos a toda hora. Uma roupa nova, um livro, um almoço, a natureza. Oferecer boa impressão nos faz nos sentir bem e essa sensação é denominada moeda social.
  • Gatilhos: Sabe aquela sensação que você tem e lembra de algum produto no mesmo instante? Aposto que quando você quer que alguma coisa se repita, você lembra dos chocolates Bis. Esses pensamentos que direcionam a algum produto ou marca, são considerados gatilhos. É como deixar uma ideia no ar e ela gerar o ato da compra.
  • Emoção: Compartilhar coisas emocionantes é o nosso forte! Nos sentimos de bem com nós mesmos e ainda passamos uma imagem positiva para as outras pessoas. As emoções nos conectam e nos remetem a vários sentimentos, desde um sorriso até um grito de raiva. E isso nos faz querer o produto!
  • Público: Para nós, comunicadores, nem preciso dizer o quanto o público é importante. Mas, nesse caso, o público a que nos referimos é a forma de tornar nosso produto ou marca pública, com mais visibilidade. Precisar tornar o privado em público. Fazer com que as pessoas se interessem pelo nosso conteúdo e sintam vontade de compartilhá-lo com outras pessoas
  • Valor prático: Esse conceito relaciona-se com o valor intrínseco dado às coisas. Conteúdos com informações úteis tem mais chances de serem compartilhadas do que assuntos que fogem da realidade da marca. Valor prático está associado a ajudar as pessoas. O que eu posso tirar de proveito desse conteúdo para minha vida?
  • Histórias: Encontramos histórias em quase tudo. Histórias são uma forma original de entretenimento e isso gera compartilhamento viral. Porém, existe uma diferença que devemos levar em consideração. É preciso pensar não só na viralidade do conteúdo, mas sim, nas viralidade valiosa, aquela que realmente aumenta suas vendas. A viralidade se torna valiosa quando o benefício da marca ou produto é parte integrante da história.

No entanto, se as pessoas não conectarem o conteúdo a você, isso não vai lhe ajudar muito, mesmo que se torne viral. O ideal é essa narrativa estar carregada de Moeda Social, com Gatilho, Emoção, Público e Valor Prático.

Difícil hein? Mas não impossível!

Tornar um conteúdo viral não é fácil, mas acredite, você consegue! Conheça sua marca e seu público que o resto é consequência.

Espero que tenham gostado. Um bj :*

--

--