E se a ação interna de endomarketing virar notícia?

Kelen Turmina
Fantástico Mundo RP
3 min readSep 6, 2018

--

Campanhas internas cada vez mais presentes na timeline da população

A tecnologia tem movimentado, e muito, o comportamento das pessoas de modo geral. A opinião está presente diariamente, em diversos canais, com ou sem fundamentação. Um “post” nas mídias sociais gera adeptos e críticos, num piscar de olhos. Famosos são confundidos com seus personagens interpretados em novelas, sendo amados ou odiados (desculpem ser tão direta) na massa.

Pessoas da mídia tem abordado com cuidado assuntos que podem gerar polêmica, para não terem sua vida privada confundida com a vida pública. Sim, as mídias sociais trouxeram à tona, formadores de opinião e críticos. Uma avalanche de informações diárias, que precisam ser minuciosamente avaliadas para saber se o fato é verdade ou Fake News.

No último final de semana, circulou a informação de que haveria nova paralização dos motoristas em todo país. Cidadãos deslocaram-se aos postos de combustíveis para abastecerem seus veículos e soube-se que vários postos tiveram seu estoque esgotado. Para acalmar a população, rádios e telejornais pautaram o assunto e alertaram a população sobre a Fake News.

Nesse cenário, onde a população tomou à frente na geração e propagação da informação, como trabalhar comunicação interna ou endomarketing nas organizações? Iniciei esse questionamento em 2015, tentando compreender a linha tênue entre a comunicação dentro e fora das organizações. Isso porque, muitas vezes, as ações internas visam envolver o colaborador/funcionário para gerar engajamento. Esse colaborador por sua vez, é envolvido pela comunicação de massa, informações nas mídias sociais e troca informações com sua família e amigos, o que é compartilhado nas mídias sociais.

Será que o que acontece dentro do ambiente profissional circula nas mídias externas?

A exemplo disso, temos o case da Coca-Cola, “Essa Coca é Fanta”, em 2017, que iniciou como uma campanha interna para trabalhar a diversidade. Na ocasião, foi criada uma lata especial para reconhecer quem ignora rótulos, desafia os preconceitos e assume quem realmente é. Essa Coca é orgulho. Essa Coca é Respeito. Essa Coca é Fanta, afirmava a marca.

Cannes Lions 2018

A campanha colocou no rótulo da latinha “Essa Coca-Cola é Fanta. E daí?”. A ação foi feita internamente dentro da sede da Coca-Cola no Botafogo, Rio de Janeiro. A edição especial foi exclusiva aos funcionários, que conheceram de perto a novidade. Apesar de interna, a ação foi um acerto de estratégia de comunicação, já que as imagens da latinha Coca-Fanta viralizaram nas redes sociais.

Com a ação, a agência David, criadora da campanha, conquistou sete Leões no Cannes Lions 2018 e a campanha pode ser ampliada com foco na causa LGBT.

RP! Na organização onde você trabalha ou é gestor da comunicação, quantas ações internas já invadiram o mercado e foram compartilhadas na rede?

Conta para a gente! Deixe seu comentário e sua contribuição.

Até a próxima! :)

--

--

Kelen Turmina
Fantástico Mundo RP

Relações Públicas, especialista em Marketing, Diretora da MAK Agência de Relações Públicas, Conteudista no Fantástico Mundo RP