Ela herdou o negócio da família e contou com o Google como seu braço direito

@tutinicola
Fantástico Mundo RP
5 min readJan 29, 2018

--

Ana tem 23 anos e é uma típica nativa digital. Usa o celular o dia inteiro e, quando qualquer dúvida surge, não pensa duas vezes em consultar o Google. Smartphone, tablet, computador e redes sociais fazem parte da vida dela para comunicação, entretenimento e até tarefas mais burocráticas como banco, além claro, para pedir uma comidinha no sábado a noite.

Em 2017 Ana assumiu de vez o negócio da família. Uma loja de roupas femininas com estilo contemporâneo e elegante, localizada em Curitiba/PR. Seu público-alvo? mulheres de 28 a 50 anos, advogadas.

Depois de meses de diagnósticos, consultorias com especialistas, planejamentos, pesquisa de público, de tendências e de mercado…ela sentiu-se segura para dar um novo passo na história da empresa da família.

Sua primeira decisão foi contratar um profissional de mídias sociais para gerenciar profissionalmente as redes sociais da marca, com planejamento, estratégia, periodicidade e um bom investimento, com objetivo de estabelecer um relacionamento com seu público em todos os canais, melhorar a visibilidade da sua marca e criar empatia.

A dona da loja também optou por criar um e-commerce para além de vender seus produtos no off (loja física), também vender online, para todo o Brasil. Mas, como fazer com que os consumidores conheçam seus produtos, se interessem e cheguem até eles?

Google Adwords: um novo caminho

Ana que já nasceu em uma geração conectada, de passos rápidos, olhos no smartphone e que toma decisões em instantes, sabe mais que ninguém da importância de ter uma boa presença no digital. De ser encontrado. Para isso, achou seu braço direito: o Google. Com uma estratégia de adwords, não é necessariamente a sua marca que vai atrás das pessoas, mas são as pessoas que chegam até a sua marca e ela responde. A lógica parece óbvia, mas é a seguinte:

“Sabe quem precisa de um Táxi? Pessoas que buscam por táxi. É por isso que os anúncios do Google funcionam”.

Por onde começar?

O primeiro passo é definir qual o OBJETIVO e o INVESTIMENTO previsto para iniciar. Há 5 maneiras de anunciar no Google AdWords, são elas:

Mas, antes de colocar a mão na massa, Ana aprendeu que deve levar em consideração alguns fatores que são decisivos para uma campanha de adwords. Ela está ciente que o dinheiro que tem para investir não é o único fator que vai garantir o sucesso das suas campanhas, pois o que define que o seu anúncio (e não o do concorrente) seja exibido ao usuário é também o índice de qualidade, que é dividido em 3 fatores:

  1. Expectativa de CTR*e histórico do índice de qualidade do anunciante
  2. Relevância do anúncio de texto em relação à palavra-chave cadastrada, se o conteúdo se relaciona bem entre si e com a pesquisa realizada e também se a taxa de clique for alta, o que indica que o anúncio possui mais apelo e qualidade para os usuários.
  3. Experiência do usuário na página de destino dos anúncios/landing page: se o conteúdo é relevante e original, tem transparência (confiabilidade) e navegabilidade.

Como melhorar o índice de qualidade? adicionando a palavra-chave no texto do anúncio e no título, sempre! Sendo o mais específico possível no anúncio e na página e disponibilizando conteúdo relevante para o seu alvo.

Outro fator determinante para otimizar a campanha é definir as palavras-chave certas, pois o google adwords funciona basicamente assim: você cria um anúncio e dá um lance na palavra-chave escolhida. A palavra deve ter relação direta com o conhecimento do público, mas disso a Ana sabe, afinal, antes de começar sua revolução ela fez um intenso estudo do seu público.

Para começar, Ana usou o "Planejador de palavra-chave" da própria ferramenta e analisou as opções disponíveis: outras palavras-chave que as pessoas costumam pesquisar no Google, e que estão relacionadas àquelas que ela inseriu inicialmente.

Outra ação dela, foi criar várias opções, separando e delimitando por categorias suas palavras-chave, o que ajudou a especificar mais a segmentação, para assim, tentar atingir exatamente aquilo que a pessoa está buscando para encontrar a sua marca. Foram elas:

Institucionais: Elegant(nome da marca/loja da Ana)
Genéricas: loja, loja de roupas
Semi genéricas: loja de roupas femininas, loja de roupas curitiba
Específicas: loja de roupa feminina advogadas, roupas elegantes

O resultado?

Aplicando a estratégia de Google Adwords, Ana melhorou os acessos ao seu e-commerce e até mesmo a procura por sua loja local. Dobrou suas vendas. Teve um melhor índice de ROI em seus investimentos em publicidade e com baixa dispersão de mídia, ou seja, seus anúncios não apareceram mais para o público que não lhe interessa (como, às vezes, acontecia no Facebook!)

“O Google Adwords gera uma conversão mais alta, se comparado ao Facebook Ads. O motivo é que o anúncio exibido está sempre alinhado com o que os usuários estão procurando (e precisando) naquele momento”. Resultados Digitais

Após rodar suas campanhas, ela sempre faz a análise dos resultados, criando relatórios na ferramenta do próprio Google: http://datastudio.google.com

Esperamos que Ana tenha sucesso e retorno em suas campanhas! ❤

*CTR: frequência que as pessoas clicam no anúncio depois que ele é exibido. Para calcular ele divida o número de cliques pelas impressões.

História fictícia produzida a partir do conteúdo do curso de "Google Adwords" da Fabulosa Ideia, ministrado por Jaque Pellegrini no dia 27 de janeiro de 2018, em Porto Alegre:

Foto: turma do curso de “Google Adwords” da Fabulosa Ideia, ministrado por Jaque Pellegrini no dia 27 de janeiro de 2018, em Porto Alegre.

--

--

@tutinicola
Fantástico Mundo RP

Relações Públicas de formação, marketeira e Copywriter. Vivo da minha arte (de escrever) na praia.