Estratégia empresarial a partir de um sistema de comunicação interna e endomarketing
*Resumo de curso por Danielle Moreira.
Recentemente, participei do Seminário “Endomarketing Estratégico: como conquistar o engajamento do público interno”, ministrado pela especialista em endomarketing, Analisa Brum, na HappyHouse, em Porto Alegre. A partir da minha experiência na área e conexão com o evento, quero dividir aqui minhas considerações quanto a importância de um sistema de comunicação interna e endomarketing para o alcance das estratégias de uma empresa.
COMUNICAR PARA A AÇÃO
Para iniciarmos, proponho refletirmos sobre o termo — comunicação . Brincando com a palavra, é possível conquistarmos a frase “comunicar para a ação” e irmos além, desejando com ela tornar comum no público interno de uma empresa objetivos, estratégias e resultados.
A frase e a proposta resumem o que queremos com os colaboradores de uma empresa a partir da estruturação de um processo de endomarketing. Sim, é fazer marketing para dentro, são as mesmas regras, vender a empresa internamente, onde os colaboradores são os clientes e a informação o produto!
Porém, não é uma tarefa fácil, pois é necessário que o público interno seja o primeiro a consumir o que a empresa pensa, vende ou produz a partir da informação. Um colaborador sem informação, reclama, debocha e até mesmo cria e dissemina suas próprias concepções, não se engajando ao propósito almejado pela organização.
Dessa forma, o profissional de comunicação tem um importante papel nas empresas na estruturação de um consolidado sistema de comunicação interna e endomarketing, a fim de idealizar o processo e garantir o engajamento dos colaboradores com o propósito da organização.
COMUNICAÇÃO INTERNA OU ENDOMARKETING? EIS A QUESTÃO!
Os conceitos de comunicação interna e endomarketing se entrelaçam. De forma breve (breve mesmo), a comunicação interna garante o processo de informação, a partir dos canais de comunicação, e o endomarketing se utiliza de recursos de marketing a fim de conquistar uma maior atratividade e engajamento para estas informações, configurando-se como o processo capaz de alinhar o pensamento e a atitude do público interno à estratégia da empresa. Ambos possuem o mesmo objetivo: informar, engajar e educar o colaborador!
DISSEMINANDO A INFORMAÇÃO
A logística da informação nas empresas é o ponta pé inicial para a conquista do nosso objetivo com o endomarketing.
Para estruturar este sistema, é necessário partir de: canais de comunicação, campanhas de endomarketing e comunicação líder/equipe. Este processo deve ser estruturado, sistemático e integrado, sempre coerente com a estratégia da empresa e com o perfil do público interno.
Os canais de comunicação são essenciais na distribuição do nosso produto de endomarketing. A definição do formato destes, parte da cultura e identidade da empresa, da mesma forma que a linguagem e grupos de conteúdo.
As campanhas de endomarketing são complementares e configuram ações onde utilizamos recursos de marketing a fim de engajar, informar e reconhecer o público interno. As campanhas são caracterizadas como informativas e/ou motivacionais.
Ainda, como estruturação necessária para a concepção de um sistema de comunicação interna e endomarketing, é importante considerarmos a comunicação líder/equipe. Para transformar líderes em canais de comunicação, a empresa deve empoderar, treinar, criar rituais, instrumentalizar e monitorar este processo. Em seu último livro, a Analisa fala mais sobre esse entendimento. Fica a dica para a leitura!
Importante reforçar que é necessário dominarmos o produto que vamos lançar, que informação por informação não basta, é preciso definir o que queremos com a pauta. O informe deve vir com o que o nosso cliente deve fazer com ele, sempre balanceando entre o que a empresa precisa comunicar e o que o público quer saber.
Programas, processo e projetos de endomarketing:
Além dos canais de comunicação, campanhas de endomarketing e comunicação líder/equipe, o endomarketing abarca programas, processos e projetos que buscam o engajamento do público interno. O engajamento, segundo Analisa, reflete a extensão da contribuição da pessoa com o negócio por meio do seu talento, competência, entusiasmo, comprometimento, entre outros.
A partir de um estudo da “Dados da Você RH”, em 2017, o engajamento quando conquistado por uma empresa reflete: mais 22% na produtividade, mais 21% na lucratividade, mais 10% na retenção de clientes, menos 37% no absenteísmo, menos 25% na rotatividade, e menos 48% em acidentes de trabalho. Diante desses dados, é possível dimensionar o poder estratégico e a importância de um sistema de comunicação interna e endomarketing consolidado.
Premissas na prática:
Fazer endomarketing é atuar conciliando os interesses dos colaboradores (assuntos de RH) com os da empresa (produtividade e resultados), prezando pelas premissas: transparência, como essência de todo o processo; qualidade, diante da exigência cada vez mais acentuada das pessoas/colaboradores; afeto, considerando a era da emoção e da espiritualidade; e criatividade, é preciso encantar e surpreender.
Com certeza, é um grande desafio, diante da alta complexidade de uma empresa e dos diversos fatores que envolvem uma organização. No entanto, o processo de informação é reflexo da cultura organizacional. Como profissionais de comunicação, sabemos que a cultura não é construída do dia para a noite, é uma construção lenta, e está em constante mudança.
As empresas precisam considerar que o endomarketing pode contribuir com qualquer assunto relacionado à gestão. E nós, enquanto profissionais de comunicação, necessitamos compreender as estratégias da organização previamente, mesmo que esta provocação e consciência sejam graduais. Conforme a especialista trouxe no evento, às vezes, precisaremos nos comportar como a montanha no ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai até Maomé.” 😉
E vocês, estão estruturando/mantendo um sistema de comunicação interna e endomarketing coerente com a estratégia de suas empresas e perfil do público interno?
Quem escreve?
*Danielle Moreira, 25 anos, gaúcha.
Coordenadora de Comunicação e Suporte em Customer Success na Delivery Much Brasil
Pós Graduanda em Comunicação Corporativa na ESPM, graduada em Comunicação Social — Relações Públicas- UFSM
Quer escrever pra gente? Manda teu texto para fantasticomundorp@gmail.com!
A gente vai adorar publicar suas ideias aqui :)