Foto de cottonbro no Pexels

Eu não acredito em PR

Aline Webber
Fantástico Mundo RP
3 min readOct 15, 2020

--

Um dos maiores podcasts do Brasil falou sobre a Profissão de Relações Públicas

Não sei se vocês acompanharam, mas o Blog Jovem Nerd, no seu podcast Nerdcast, episódio 746, falou da gente (ouça aqui)! Mas não como a gente esperava. Convidaram 3 profissionais sem registro no conselho, que resumiram nossa profissão em assessoria de imprensa e produção de eventos. Não queremos aqui polemizar, afinal o episódio serviu para colocar nossa profissão em evidência… mas poxa Jovem Nerd, bem na nossa vez?

Os podcast é premiado e super ouvido, faltou dar uma pesquisada antes. Os profissionais que estiveram lá também devem ser bons profissionais nas suas áreas, mas vale lembrar que a profissão de Relações Públicas é a única da comunicação que é regulamentada:

Pela legislação brasileira — LEI Nº 5.377 — apenas Bacharéis em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas e com registro ativo no Conselho podem exercer a profissão, caso contrário estão em exercício ilegal da profissão.

E tem mais, segundo a Resolução Normativa 43, de 24 de agosto de 2002, algumas atividades são privativas às Relações Públicas:

  • planejar, implantar e gerenciar as comunicações institucional, corporativa, empresarial, organizacional, estratégica, dirigida e integrada nas organizações, programas de interesse comunitário e fomento à informação para a opinião pública;
  • esclarecer aos grupos de autoridades e opinião pública os interesses da organização;
  • mediar os relacionamentos estratégicos com os diversos públicos por meios de canais de comunicação;
  • desenvolver e diagnosticar pesquisas e auditorias de opinião e de imagem;
  • intermediar as relações governamentais, visando a manutenção de uma imagem positiva. Enfatizar o reconhecimento dos negócios da organização, sejam eles atividades, produtos ou serviços, junto aos públicos de interesse.

Se você está exercendo essas atividades sem ser formado em RP e sem o registro no Conselho, você também está exercendo a profissão ilegalmente.

Nosso conselho se pronunciou sobre o episódio, segue a nota do CONFERP — Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas:

Em um dos momentos do podcast os profissionais são questionados: “qual o caminho que a pessoa faz, o que estuda para ser relações públicas? Existe a possibilidade do cara trabalhar com isso e não ter estudado nada relacionado a isso ou existe um caminho das pedras?” E as respostas foram: “jornalista pode também ser um bom relações-públicas”; “conheço uma pessoa que se formou em artes cênicas e atua como PR e manda muito bem”; “não fiz faculdade de relações públicas, fiz um curso de comunicação empresarial e corro atrás do que vem de novo”; “eu fiz jornalismo e peguei uma eletiva de assessoria de imprensa e organização de eventos dentro do curso de relações públicas”; “aprendi fazendo”; “eu tive um chefe que me ensinou, que eu ficava observando e fazendo na raça”.

Infelizmente esse não é um caso isolado, muitos profissionais se intitulam RP. Fica a pergunta, será que qualquer um pode ser RP? Será que os 4 ou 5 anos de estudo não estão fazendo a diferença entre profissionais formados e profissionais sem formação? Temos que nos perguntar: por que o mercado contrata alguém sem formação?

No início do podcast o Azaghal fala “eu não acredito em PR… pro Jovem Nerd”. Talvez Relações Públicas não funciona para o Jovem Nerd, porque não procuraram profissionais formados e com registro?

Pro próximo Nerdcast sobre RP, chama a gente Jovem Nerd!!!

P.S. Se você tem dúvidas sobre como ser um RP, como se registrar e onde atuar. Veja o manual do CONFERP aqui, ou fale com a gente!

Bjs e se cuidem!

Cadastre-se na nossa Newsletter semanal e não perca nenhum conteúdo: https://mailchi.mp/0be1bd66cb16/news2020

--

--

Aline Webber
Fantástico Mundo RP

Relações Públicas UCS| MBA Gestão Empresarial FGV| Blog Fantástico Mundo RP | RP em Eletrobras Eletrosul