Fabulosa Ideia apresenta as tendências em marketing digital para 2018

Muriel Felten
Fantástico Mundo RP
4 min readDec 19, 2017

--

E a gente estava lá para te contar o que rolou de melhor

Na quinta-feira, dia 14 de dezembro, a Fabulosa Ideia, agência encabeçada por Rafael Terra, realizou seu tradicional Curso de Mkt digital — especial tendências 2018. Como de praxe, o Fantástico Mundo RP compareceu para registrar tudo que foi falado e trazer para vocês dicas para complementar o post da semana passada, que também falou sobre tendências, e turbinar as estratégias de comunicação para o ano que se aproxima.

Foram nada mais, nada menos do que 78 tendências apresentadas. Fizemos uma seleção das dez novidades mais relevantes faladas no evento:

1 — Mercado de luxo em baixa

A primeira tendência apresentada por Rafael chamou atenção por mostrar a baixa de uma curva que vinha crescendo nos últimos anos. O novo comportamento do setor exige reposicionamento das marcas segmentadas e comprova que trabalhar o branding e, em consequência, o marketing, tem muito a ver com entender o movimento do público alvo, até para definir a identidade da empresa.

2 — Indústria, varejo e e-commerce

O destaque aqui é para o embate entre varejo e indústria com o crescimento dos e-commerces das marcas b2b. Com preços mais competitivos, as indústrias estão superando as vendas do varejo com e-commerces próprios. Para reagir, as lojas apostam na experiência de compra do ambiente físico, seguindo a tendência global da compra como um momento de prazer e diversão. O Assunto já foi citado no post de quinta-feira, que apresentou as 5 tendências em relações públicas para 2018.

3 — Vídeos longos

Boa notícia. Cada vez mais, caem as fórmulas e o foco volta-se para o propósito. Aqui, a dica é simples: não existem mais regras quanto ao tempo de vídeo. Seja com 3, 4, 20 ou 50 minutos, o guia é o bom senso: com conteúdo relevante e sem enrolar, a audiência fica até o fim.

4 — embaixadores de marca X influenciadores

Esta é mais uma tendência que nos mostra o quanto o marketing está caminhando para a verdade e a transparência. Antes de correr atrás de influencers, ligados temporariamente às marcas com o propósito financeiro, aposte nos embaixadores da sua marca. Faça uma lista das pessoas que mais interagem com ela e aposte neste grupo para propagar sua estratégia. O processo é mais lento mas a construção será muito mais sólida e real.

5 — Anúncios no whatsapp

Os gurus do marketing já anunciam que, bem breve, o whatsapp vai liberar anúncios nas conversas do aplicativo. Seja como for, o formato de marketing via whatsapp já pode e deve ser usado pelas marcas. Como um inbound, a divulgação por ali é conhecida como marketing de permissão, ou seja, o cliente adiciona o número da empresa, ratificando seu interesse. Desta forma, o diálogo pode ser construído de uma maneira mais fluida e efetiva.

6 — Anúncios no Stories do Instagram

Outra tendência que já é realidade, os anúncios no stories nos revelam que as métricas de vaidade estão caindo para, cada vez mais, atentarmos para o que é importante: a visibilidade da marca. Por que no facebook as curtidas são tão importantes se, no stories, contabilizamos o sucesso do post pelo número de visualizações? Ao entender a relevância do canal, as marcas criam as suas estratégias. Stories em tutorial, com um passo em cada moment, estão dando super certo e prendendo a atenção do público.

7 — inbound PR

Este campo é fértil para os relações públicas. A proposta é unir assessoria de imprensa com inbound, ou seja, aproveitar as inserções em mídia espontânea para criar leads ou, até, utilizar uma campanha de cadastro como forma de chamar atenção dos veículos da imprensa. Se, hoje em dia, os gestores querem, cada vez mais, ver o resultado prático do marketing, nada melhor do que contabilizar o sucesso de uma inserção de pauta apresentando o número de cadastros gerados com a ação. Legal neh ;)

8 — Volta do blog como pilar do marketing de conteúdo

Se, há um tempo, o blog era o queridinho dos estrategistas, ultimamente ele vinha sendo esquecido, principalmente com a chegada do Medium e dos notes do Facebook. A questão é que o conteúdo continua se solidificando como o principal canal de entrada do cliente no universo da marca. Com isso, nada mais inteligente do que inseri-lo onde seus produtos/ serviços estão sendo expostos virtualmente, ou seja, no site. Para quem quer fluxo de vendas e de clientes, o blog volta a ser a primeira opção como plataforma de apoio ao fluxo do do canal oficial da marca.

9 — Do offline para o online

Outra dica que já apareceu no post da semana passada, agora aplicado ao marketing digital. Sabemos que as pessoas buscam motivos para novas postagens nas redes sociais e, com base neste raciocínio, a marca que oferecer uma opção no ambiente real que impulsione a visibilidade no online está na frente. Pode ser um espaço legal para fotos na loja, uma campanha ou até mesmo eventos, o importante é que os clientes sintam-se livremente estimulados a compartilhar o momento na internet.

10 — Realidade aumentada

O uso de QR code não é nenhuma novidade, mas, como todos sabem, ele tem sido, comumente, mal utilizado. Para o próximo ano, a prática da realidade aumentada deve acontecer com mais frequência, mas é importante que as marcas saibam utilizá-la de forma estratégica. Uma das dicas é sempre explicar o que a pessoa vai ganhar acessando o código e oferecer conteúdos e recompensas realmente interessantes. Não vale, por exemplo, fazer um QR code que leve ao site da empresa.

Gostou? Esperamos que a maratona de dicas para o próximo ano ajude os profissionais da comunicação a entrarem com tudo em 2018. Semana que vem tem mais, até lá!

--

--