FMundoRP Entrevista: De cara a cara com um Relações Públicas

Aline Webber
Fantástico Mundo RP
3 min readJul 19, 2021

--

Vem conhecer a RP Marçalina Hoenisch Avila

Aqui no Fantástico Mundo RP a gente acredita que compartilhar experiências é uma ótima forma de aprender, por isso sempre trazemos algum colega da área para falar com vocês.

Hoje é a vez da Marçalina, ela é formada em RP pela Famecos, Ouvidora do Banco Cooperativo Sicredi e mãe do Bento, de 8 anos. Nas horas vagas adora tricotar, no sentido literal da palavra, e cuidar da sua nova paixão, as plantas.

RP Marçalina Hoenisch Avila

FMundo RP: Por que você escolheu RP?

Quando fiz vestibular estava entre Jornalismo e RP. Optei por RP em função da abrangência da área de atuação e por tratar diretamente com o que eu gosto, pessoas, foco na solução das situações, conexões, sejam elas de diferentes naturezas.

FMundo RP: Como você vê a nossa profissão no mercado atual?

Eu diria que o profissional de RP pode ser o que ele quiser, o céu é o limite. Podemos atuar em TI, marketing, comunicação, atendimento, área comercial, diretamente com criação, produtos, enfim… Infinitas possibilidades. Muitas vezes vejo que a limitação é imposta por nós, está no nosso mindset.

FMundo RP: Nos conta um pouco mais sobre sua trajetória e sobre como cursar RP foi importante para traçar este caminho?

Eu saí do interior (São Gabriel) e escolhi a Famecos por, na época, ser umas das mais conceituadas faculdades na área de comunicação. Durante toda a faculdade e nos períodos de estágio, passei por algumas empresas de diferentes atuações e me apaixonei pela parte de Relacionamento com Clientes.

FMundo RP: Quais skills você considera necessárias para um profissional de RP hoje?

Nossa, com certeza a inteligência emocional é fundamental na nossa profissão, além da flexibilidade, escuta ativa, trabalhar sob pressão, desaprender, estar aberto ao novo, novas formas de atuar e de executar.

FMundo RP: De que forma cada RP pode contribuir para melhorar o cenário da nossa profissão no país?

Ainda vejo divulgações tímidas da formação em RP, muito pela gama de atuação que possuímos. Quanto mais nos unirmos e divulgarmos, mais força teremos.

FMundo RP: Qual sua mensagem para os acadêmicos, profissionais e amantes da área de relações públicas?

O céu é o limite, acreditem cegamente nos seus sonhos e não desistam, todos temos muitos obstáculos no percurso, mas o que separa os vencedores é a persistência, disciplina e foco, além de fazer com paixão. Sejam felizes, acima de tudo, o sucesso é consequência.

Agradecemos a contribuição da Marçalina para o Fantástico e pela disponibilidade em dividir conosco um pouquinho sobre a sua vida de RP :)

--

--

Aline Webber
Fantástico Mundo RP

Relações Públicas UCS| MBA Gestão Empresarial FGV| Blog Fantástico Mundo RP | RP em Eletrobras Eletrosul