Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Importância da comunicação é reconhecida no contexto empresarial

Kelen Turmina
Fantástico Mundo RP
4 min readNov 25, 2020

--

Esse é o meu último texto de 2020 e gostaria de trazer uma reflexão para nós, comunicadores. Esse foi um ano atípico, desafiador e ao mesmo tempo transformador, concordam?

Inspirada nas publicações da @MaryGabriela, Contagem regressiva para 2021? e da @fernandahack A jornada importa, mas você sabe onde sua marca quer estar em 2030? , quero deixar minha contribuição sobre o que vivenciei e as conclusões desta experiência.

No ano de 2010 iniciei minha carreira em Endomarketing e Comunicação Interna em uma empresa com mais de 2000 funcionários e cinco unidades industriais, abrangendo dois estados brasileiros e com uma unidade no exterior. Essa atividade, em algumas empresas está ligada ao setor de Recursos Humanos, em outras à Marketing. Nas crises econômicas que vivenciei, o primeiro orçamento a ser reduzido (ou setor, como em 2015/2016) era o de interna, com corte de investimentos ou com redução do time.

Neste ano de 2020, exatos 10 anos depois, ainda em meio a crise mundial (pandemia), a comunicação com o público interno passou a ser relevante e seu valor foi reconhecido. Viabilizar o contato e proporcionar o diálogo com funcionários, diversificar a mensagem e promover ações de interação e engajamento, mesmo que no ambiente virtual, geraram uma reinvenção e aumento significativo de trabalho para quem atua em comunicação interna.

Se a tecnologia e os processos avançaram 5 anos em 6 meses (como ouvimos muito afirmar), a comunicação interna finalmente teve a sua importância percebida e se reinventou nesse período. Empresas de pequeno e médio porte incrementaram e passaram a procurar no mercado profissionais de comunicação efetivos ou terceiros para atender e atuar neste novo cenário.

Se existem crises, existem oportunidades!

Afirmação meio clichê, que lembra para mim aquela frase “enquanto uns choram outros vendem lenços”. Vamos refletir juntos sobre o que ela significa, o quanto é essencial saber como reconhecer oportunidades mesmo em meio a cenários conturbados? Nem sempre, na verdade quase nunca, teremos um ambiente 100% propício para desenvolver nossos projetos.

Mas se olharmos o contexto atual, perceberemos que sim, é uma oportunidade e se nós, profissionais de comunicação não abraçarmos, alguém o fará! (fica o alerta)!

Para explicar melhor, apresento um overview do cenário que abordamos sobre mercado de trabalho para RP.

Nas lives fantásticas de setembro 2020, na qual apresentamos os resultados da PESQUISA 2020 | Cenário da Comunicação nos novos tempos apresentamos também informações do mercado de trabalho para o relações públicas. Abaixo alguns pontos que destacamos:

· 5 estágios da comunicação na crise: resolução, resiliência, retorno, reimaginação e reforma. Sim, passamos por essa transformação/evolução;

· Reorganizar rota: ninguém tinha as respostas. A comunicação precisou ser repensada e reestruturada diante do novo cenário;

· Pesquisa realizada pela Edelman, revelou que os colaboradores confiam mais nas informações compartilhadas pela empresa (63%) do que pela mídia tradicional (51%) ou sites do governo (58%);

· Pesquisa de Harvard: quem não pode escolher fica menos motivado. A informação é o produto da comunicação e quando o funcionário está ciente sobre o que acontece na empresa, aumenta a segurança e com isso a motivação;

· Como manter a sinergia e a conexão do objetivo e valores da empresa com times dispersos? Fortalecendo a comunicação. Esse foi mais um input para reflexão;

· Um levantamento global do Linkedin lançado em agosto apresentou as chamadas “soft skills”, ou competências comportamentais ou as dez habilidades mais valorizadas por empregadores. A mais citada foi comunicação. O estudo analisou as exigências de cerca de 12 milhões de vagas disponíveis na plataforma em julho.

Alguma dúvida sobre a importância e relevância da comunicação nas empresas? Assim como todas as áreas, precisamos nos reinventar, evoluir e nos adaptamos a esse novo cenário. Repensar a comunicação, implantar canais e a evolução só começou.

Como afirma Vanessa Cepellos, professora de gestão de pessoas da FGV (Fundação Getulio Vargas) em entrevista para o Folha de Londrina. “A pandemia tornou essas habilidades humanas tão necessárias que, mesmo quem não estava aberto a elas antes, agora terá que desenvolve-las”.

Encerro com o questionamento, para pensar nas suas estratégias de atuação para 2021: CRISE ou OPORTUNIDADE?

Quer saber mais sobre Endomarketing, Comunicação Interna, funcionário como embaixador da marca e a importância do papel do líder? Clique no link e ouça o podcast que gravei sobre Endomarketing como estratégia organizacional.

#acredite em você! Você é a mudança que quer ver no mundo!

Beijokas e Feliz 2021!

Cadastre-se na nossa Newsletter semanal e não perca nenhum conteúdo: https://mailchi.mp/0be1bd66cb16/news2020

--

--

Kelen Turmina
Fantástico Mundo RP

Relações Públicas, especialista em Marketing, Diretora da MAK Agência de Relações Públicas, Conteudista no Fantástico Mundo RP