Inclusão na prática: conheça o Hugo

Fernanda Hack
Fantástico Mundo RP
3 min readJul 18, 2019

--

Como tirar o tema do papel e implementar uma solução?

Enquanto pensava no que escrever aqui essa semana, dei uma vasculhada nos últimos textos e vi que em diversos deles a gente fala sobre o posicionamento das empresas em relação a diversidade e inclusão.

De fato, esse é um assunto que está cada vez mais atual e falar sobre ele é necessário. Mas, mais do que falar, precisamos agir. Foi aí que me veio o insight para o texto de hoje. Quero apresentar aqui o Hugo, um tradutor digital para acessibilidade em libras. Mas sabe o que o Hugo representa? Ele representa a ação para além do discurso. Ele é a diversidade na prática.

Nessa semana, a empresa onde trabalho, lançou a ferramenta no seu site institucional alcançando números muito expressivos de traduções já nas primeiras horas de funcionamento. O Hugo foi um sucesso também internamente, e a ação de lançamento envolveu os colaboradores de uma forma diferente, provocando-os a pensar sob uma nova ótica em relação o tema.

Por que um tradutor digital é importante?

Segundo o IBGE, são mais de 9,7 milhões de pessoas com deficiência auditiva no Brasil, no mundo esse número é maior que 360 milhões. Cerca de 80% dos surdos tem dificuldade e ler e escrever a língua escrita do seu país, pois a experiência de comunicação dessas pessoas é extremamente visual, dessa forma, a maioria das pessoas surdas depende exclusivamente da Língua de Sinais para se comunicar.

A Lei Brasileira de Inclusão nº 13.146, de julho de 2015 aponta que é obrigatória a acessibilidade nos sites de internet. Infelizmente isso não se aplica na prática e muitas das pessoas com deficiência auditiva tem dificuldades ao acessar a internet.

Um pouco mais sobre a ferramenta:

A Hand Talk, fundada em 2012, é uma empresa que realiza tradução digital e automática para a Língua Brasileira de Sinais, por meio do Hugo a empresa já recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais, entre eles o prêmio da ONU, de Melhor App Social do mundo, em 2013.

Coisa linda né? ❤

E sabe o que mais? O Hugo é uma graça, é possível até customizar com as cores e marca da sua empresa.

Pra fechar, eu diria que a diversidade e inclusão não devem ser consideradas obrigação, as empresas precisam cada vez mais entender que quanto mais elas estiverem abertas e preparadas para receber e atender todos os públicos será melhor pra elas e por consequência, melhor pra todos! Diversidade não é o futuro, é o presente. E não podemos esquecer: tudo começa pelo respeito.

Eu tô bem orgulhosa da empresa que eu faço parte, e você como comunicador, quem sabe não sugere inserir uma ferramenta assim para o site da sua empresa?

Conheça o Hugo na prática: sicredi.com.br

Beijos e até a próxima *-*

--

--