Indústria musical X Corona vírus

Aline Webber
Fantástico Mundo RP
3 min readMay 6, 2020

--

Por: Raphaela Souza

O planejamento para 2020 da indústria do entretenimento estava fechado! Lançamentos de filmes e séries preenchiam o calendário junto aos shows e festivais… tudo estava seguindo sua ordem natural. E aí, ele chegou!

As estreias mais esperadas dos cinemas tiveram de ser adiadas e os festivais/shows cancelados. O isolamento parcial se tornou um isolamento cultural. A indústria do entretenimento se viu perdida diante do caos. Não tinha o que fazer. Não tem o que fazer.

Ou tem?

Os profissionais da área de comunicação nunca foram tão requisitados e a gestão de crise nunca foi tão essencial para todas as marcas e artistas da indústria. Afinal, toda crise tem mesmo uma oportunidade?

INDÚSTRIA MUSICAL:

Com tantos shows cancelados e/ou adiados, os músicos estavam sendo cobrados por uma posição! Será que este momento é realmente o certo para compor ou lançar novas músicas? Será que é o momento certo para trabalhar com a música? A resposta é sim!

Vimos nos últimos dias crescer a quantidade de lives em plataformas como o Youtube e o Instagram. Os artistas firmaram seus compromissos com a transmissões ao vivo que, além de serem uma oportunidade de divulgação da sua arte, viraram espaço para ajudar os mais necessitados perante a pandemia.

E não pense que não funcionou! Analisando o cenário, podemos afirmar que essa ideia brilhante (agradecendo infinitamente ao abençoado que pensou nisso) alcançou quatro objetivos que contribuíram para a construção/reforço da imagem positiva dos artistas.

1) MEU ÍDOLO FAZ TUDO!

O mais óbvio dos óbvios, porém, extremamente essencial para qualquer marca: relacionamento com o consumidor, ou nesse caso, com o fã. Essa conexão com seu ídolo (principalmente em momentos como este) é tudo o que ele precisa; reforça a ligação entre ambos ao passo que os distraem da crise.

2) UM ESPECTADOR AQUI, UM ALIMENTO ALI…

A arrecadação de alimentos e produtos de higiene durante as lives foi (e está sendo) um sucesso! Segundo os próprios artistas, cerca de 1,4 milhão de alimentos já foram arrecadados. Este ato ressalta não só a importância da responsabilidade socioambiental para toda marca, como, também, o peso de uma doação tem sobre o doador e o necessitado.

3) NARRATIVAS TRANSMÍDIAS IS THE NEW BLACK!

Articular diversas mídias digitais ao mesmo tempo é uma das maiores estratégias no mundo em que vivemos e, intencionalmente ou não, as lives fizeram isso acontecer. Tudo começa com uma transmissão no Youtube e quando você vê, já está no trends topics do Twitter, os seus amigos estão comentando no Instagram, compartilhando no Facebook, fazendo vídeos para o status do WhatsApp e assistindo pela televisão! E aí, todo mundo está fazendo parte e compartilhando o mesmo momento.

4) QUANTO MAIS, MELHOR!

Os fãs são a porta de entrada para a divulgação e a conquista de novos públicos. Se você é um artista com o público predominantemente adolescente, você consegue atingir públicos de outras faixas etárias.

De forma geral, as mídias digitais são as melhores plataformas para nos ajudar a enfrentar essa crise mais rápido e de forma menos dolorosa. E por mais egoísta que isso possa parecer, encontrar oportunidades em momentos assim é entender o público, o mercado e saber que uma mão pode lavar a outra.

Nenhuma crise é para sempre e ter um jeito de enfrentar isso com leveza é o que nos torna mais fortes!

Cadastre-se na nossa Newsletter semanal e não perca nenhum conteúdo: https://mailchi.mp/0be1bd66cb16/news2020

--

--

Aline Webber
Fantástico Mundo RP

Relações Públicas UCS| MBA Gestão Empresarial FGV| Blog Fantástico Mundo RP | RP em Eletrobras Eletrosul