Empreendedorismo e inovação:

como nós Relações Públicas podemos contribuir neste movimento

Mary Gabriela
Fantástico Mundo RP
5 min readSep 13, 2018

--

Esta semana o Fantástico Mundo RP acompanhou e ainda vai acompanhar diversos eventos que fomentam o empreendedorismo e trazem para os holofotes da discussão a participação feminina no mundo dos negócios e os desafios de empreender nos mais diversos ambientes empresariais.

A Priscila Couto em Belo Horizonte, levou o Fantástico para acompanhar um bate papo sobre o empreendedorismo na era da transformação digital e eu, em São José do Rio Preto/SP, vou compartilhar com vocês por aqui e em nosso perfil do Instagram as atividades do Movimento Startups Rio Preto e tudo o que a comunidade tem trabalhado fortalecer o empreendedorismo na região. Se você ainda não segue nosso perfil no Instagram, segue a gente lá e acompanhe nossas coberturas em tempo real #fantasticomundorp ;).

Bootcamp | Women Corporate

Realizado ontem, 12 de setembro, no Parque Tecnológico de São José do Rio Preto, o Bootcamp é um pré-evento que busca aprofundar o debate sobre o empreendedorismo e apresentar como é o Startup Weekend Women Rio Preto , evento que acontece entre os dias 14 e 16 de setembro, isso mesmo, começa amanhã.

Neste último Bootcamp, três empreendedoras da região realizaram um bate-papo comandado pela jornalista e organizadora do evento, Larissa Oliveira. Ana Paula Cassseb, Daniela Luiz e Milena Lidor compartilharam os desafios e a importância em olharmos para o talento das pessoas e não o gênero.

Com experiências totalmente diferentes, pudemos ouvir perspectivas do ramo da educação, indústria e franquias. Ambientes totalmente diversos que ainda têm muito a avançar no que se refere à diversidade e presença feminina na liderança.

Para elas, inovar é urgente e precisa fazer parte de nossa cultura e ser sustentável para que os resultados sejam percebidos por todos da equipe. Mas, inovar não é apenas trazer novas tecnologias, inovação é resultado de um trabalho coletivo e não é necessário ser extremamente criativo. É preciso unir o talento criativo, executor e planejador de sua empresa para atingir um resultado satisfatório.

inovar é transformar novas ideias em resultados, por exemplo novos produtos, redução de custos e novo mindset

PERFIL DO EMPREENDEDORISMO FEMININO NO BRASIL

Em pesquisa realizada pela RME (Rede Mulheres Empreendedoras) entre agosto e setembro de 2017, 75% das mulheres decidem empreender após a maternidade. Entre os principais motivos estão aumentar a renda e ter mais tempo disponível.

44% das mulheres empreendedoras são chefes de família.

Apesar do objetivo de empreender das mulheres ser de buscar ter mais tempo para sua família, por serem responsáveis pelo orçamento da casa as horas de trabalho diário são entre 9 ou mais horas para 56% das participantes.

Setores como indústria e agropecuária ainda tem pouca participação feminina, o setor com mais presença das mulheres é o de Serviços com destaque para consultoria, coaching e alimentação.

Mas empreender nem sempre foi a primeira opção das mulheres, segundo a pesquisa, grande parte dos negócios foram iniciados após processo de demissão no emprego formal, principalmente nos últimos 3 anos. Exatamente por isso, mais de 75% ainda estão na informalidade, embora estejam planejando formalizar-se nos próximos anos.

EMPREENDEDORISMO E RELAÇÕES PÚBLICAS

Nos próximos 20 anos, 30% do que é indispensável para nossa vida ainda não foi inventado. Mais do que nunca, nós RPs precisamos estar atentos aos problemas reais vividos em Comunicação. Certamente muito dos novos negócios virão para facilitar o dia-a-dia das pessoas, conectá-las e diminuir fronteiras, e nós podemos contribuir diretamente nesse cenário.

Vale a nossa reflexão sobre a nossa formação, formal e informal, e as experiências que nos permitimos para estarmos prontos quando este momento chegar. Alguns dos negócios que hoje trabalhamos não existiam há 10 anos. Quem imaginava que faria vendas via whatsapp ou que usaria um robô para se relacionar com os seus clientes?

Com o uso ou não de uma ferramenta tecnológica, as relações ainda precisam ser cuidadas e protegidas, pense nisso!

Onde e como se conectar com mulheres empreendedoras:

Nem todo mundo sonha em ter sua própria empresa ou em dirigir um grande negócio, e tudo bem ❤ . Cada um tem um perfil e um projeto de vida. Entretanto, empreender não é apenas para aqueles que buscam serem donos do seu próprio negócio. É possível empreender no seu trabalho atual, é o que chamamos de intraempreendedorismo. E, conhecer ferramentas e se conectar com pessoas que buscam a inovação como meio para melhorar o seus resultados é a melhor forma de despertar em você esse lado intraempreendedor.

Participar de eventos, contribuir com a comunidade de sua cidade e acompanhar nossas dicas por aqui são algumas formas já disponíveis para você aproveitar.

Em 2016, quando participei pela primeira vez de um Startup Weekend, naquela vez uma versão mista, não imaginava o tamanho do impacto que faria em minha vida. No mesmo mês do evento conheci meu futuro sócio que em 3 reuniões me apresentou para a SimplificaCI, uma Startup de Comunicação Interna. Desde então sigo no time e busco contribuir com o Movimento Startups Rio Preto e em 2017 organizei a 1ª Edição do Startup Weekend Women da cidade. Neste ano, mais um desafio, vou atuar como mentora. A principal forma de retribuir é compartilhar tudo que aprendi e conheci com toda a comunidade.

Abaixo indicamos alguns dos eventos Startup Weekend Women agendados para este ano. Se você tem outras dicas de eventos mande para gente, vamos todos contribuir para o fomento do empreendedorismo e participação dos RPs nesse meio.

E aí?? Curtiu as dicas e quer acompanhar mais sobre o nosso Fantástico Mundo RP? Cadastre-se e receba conteúdo que criamos com muito carinho para você ❤.

--

--

Mary Gabriela
Fantástico Mundo RP

Relações Públicas — Especialista em Comunicação Interna. conteudista do “Fantástico Mundo RP”, conselheira do Conferp e Gerente de CS da “SimplificaCI”.