Já imaginou utilizar o Twitter como principal canal para a sua marca?

Janini Poncio
Fantástico Mundo RP
3 min readAug 24, 2017

--

Masterchef e a experiência de interação no Twitter

Na última terça-feira, chegou ao final a 4ª edição do MasterChef Brasil amadores, transmitida na emissora Band. Desta vez, a catarinense Michele Crispin foi quem levou o troféu mais disputado da culinária brasileira para casa. Se você é fã do programa, assim como eu, deve ter acompanhado a final com um olho na TV e outro no Twitter, certo? Isso porque, o programa tem como principal estratégia o uso da rede social para gerar engajamento e repercussão e passou a liderar o ranking de assunto mais comentado.

Na última edição do Masterchef profissionais, o resultado do ganhador do prêmio foi divulgado em primeira mão no Twitter, e acompanhado ao vivo no canal aberto da Band. A hashtag #MasterchefBR ficou em primeiro lugar no trending topics da rede social. Este ano não foi diferente, o programa se manteve entre os assuntos mais comentados com mais de 100mil tweets ao longo da final.

O perfil do @MasterChefBR na rede social, produz conteúdo interativo e humorístico através de gifs, vídeos e imagens dos participantes em diferentes momentos e sensações ao longo do programa, o que gera engajamento entre os fãs que acompanham e aguardam ansiosamente toda a terça-feira para mais um episódio.

Além disso, após serem classificados no MasterChefBrasil, os participantes passam a utilizar a rede social como principal meio de comunicação, participando também da geração de conteúdo estabelecida pelo perfil oficial. Eles contam sobre o dia a dia, compartilham receitas e spoilers do que está por vir em cada terça-feira.

Este é um grande case de estratégia de crossmídia que mostra a integração entre o meio tradicional com as mídias digitais, através da produção de conteúdo exclusivo, neste caso, com foco no Twitter. O mais interessante disso tudo, é saber que aquele programa que veicula nas terças a noite em determinada emissora, pode estar presente na vida dos telespectadores de outras maneiras e em outros momentos, através de conteúdos relevantes pensados para o âmbito digital e o perfil do público que acompanha. Além de tudo, com o uso das hashtags, o Twitter fornece uma fonte de pesquisa e insights em tempo real para a emissora.

Com isso, percebemos que cada vez mais as mídias digitais vêm para complementar as mídias tradicionais e proporcionar ao público mais interação e possibilidades de informação e conteúdo. E que o Twitter está mais vivo do que nunca, ainda mais no Brasil onde há muito o costume de utilizá-lo como segunda tela. Com certeza é um novo desafio para as empresas, mas que abre novos caminhos para se reinventar a cada dia.

Bom, se você ainda não acompanha, vale a pena conferir o que rola por lá! Ah, aproveita e segue o @fmundorp, nós também adoramos o Twitter ❤

Até a próxima.

--

--

Janini Poncio
Fantástico Mundo RP

Relações Públicas | Conrerp 4ª/nº 3698, Chapecó SC.