La carona: A América do Sul dentro da mochila

Fantástico Mundo RP
Fantástico Mundo RP
4 min readJul 17, 2015

[caption id=”attachment_4124" align=”alignleft” width=”300"]

foto: arquivo pessoal

foto: arquivo pessoal[/caption]

Hoje apresentamos um projeto que traz na sua essência o conhecimento das mais diversas culturas. Temos o prazer de apresentar o La Carona. O grupo surgiu para embarcar nas mais variadas aventuras, conhecer a América do Sul ao lado de pessoas que cedem o seu tempo de viagem para dar caronas aos aventureiros da comunicação.

Para conhecermos um pouco mais sobre esse projeto, vou apresentar a idealizadora dessa viagem. Nosso contato foi com a Marcela Strabelli, natural de Pompeia-SP, 24 anos de idade, graduada em Relações Públicas pela USC, na cidade de Bauru-SP, porém ela conta com um fiel escudeiro, o fotógrafo e designer gráfico Luis. Os dois resolveram há dois meses viver o mundo e conhecer os processos culturais dos mais diversos povos.

Fizemos algumas perguntas e abaixo mostramos um pouco desse bate-papo com a Marcela. Confira e embarque nessa viagem de conhecimento e trocas de experiências:

FMRP: Como surgiu esse projeto?

Marcela: O projeto surgiu da ideia em viajar de carona, percorrendo todos os países da América do Sul, documentando através da vivência e observação, a vida dos caroneiros e mochileiro.Além de questões culturais e peculiares de cada região, relatando entre outros fatores, a importância da Comunicação Intercultural para o processo evolutivo da Comunicação e todas as suas vertentes, para posteriormente criar um documentário baseado em todo o aprendizado adquirido através do trajeto percorrido.

FMRP: Durante a tua graduação na área já surgia esse interesse na cultura e o modo de comunicar?

Marcela: Antes mesmo de ingressar na faculdade, sempre observei e questionei o modo das pessoas se portarem e relacionarem entre si. No decorrer do curso o interesse pelo processo comunicacional se tornou ainda maior, porém a ideia de explorar o tema surgiu em decorrência da viagem, com o intuito de relacionar a vivência diária com a Comunicação Intercultural.

FMRP: Como vocês são recebidos nas cidades que vocês visitam? E qual é a característica para que vocês passem nessas cidades?

Marcela: Temos nos surpreendido com a energia da viagem. A hospitalidade das pessoas tem nos emocionado. Muitas ficam curiosas e querem saber quem somos e porque escolhemos esse estilo de vida. Compreendemos quando algumas nos ignoram, pois sabemos que nossa escolha é completamente contrária ao que nos foi ensinado quando jovens. Quanto a característica, não temos nenhum tipo de padrão. A cada destino alcançado surgem novos a serem desbravados. Histórias interessantes e convites de estadia tem sido importantes para escolhermos o próximo destino.

FMRP: Como é o processo de comunicação do La carona?

Marcela: Adotamos uma linguagem informal para nos relacionar com nosso público alvo, que são os mochileiros, caroneiros e todos que se interessam por viagens alternativas.
O conteúdo é veiculado nas redes sociais através de textos, fotos, gravações e entrevistas, onde geralmente abordamos costumes da cultura local, curiosidades e assuntos diferenciados.
Nosso ideal é mostrar para uma sociedade que nos impõem certos costumes sociais, uma outra forma de se viver e construir uma história de vida, com isso pretendemos fazer com que o La Carona se torne inspiração para todas as pessoas que buscam uma forma alternativa de viver.

FMRP: E pra ti, o que implica a cultura, a comunicação e os dias atuais? Há alguma mudança, há lugares intactos?

Marcela: Ao meu ver , cultura e comunicação estão intrinsecamente relacionadas. Não existe propagação cultural se não houver processo comunicacional, da mesma forma que não existe comunicação eficaz , sem a consideração de determinados aspectos culturais. Cada cultura possui uma linguagem. O papel da Comunicação é disseminar informação, aderindo valores e redirecionando conteúdo de qualidade a linguagem adequada para cada tipo de público. Sobre as mudanças tenho observado que ainda existem lugares que lutam para manter os seus costumes, porém há uma grande influência de culturas externas, que vem demissão os adentrando e modificando certos aspectos culturais decorrentes ao processo de exploração e urbanização.

FMRP: Por onde vocês já passaram? E quais são as próximas que terão a presença de vocês?

Marcela: Já passamos pelos estados de SP (Pardinho), PR (Curitiba), SC (Itapema, Balneário Camboriú, Porto Belo, Bombinhas, Floripa, Vale da Utopia, Guarda do Embaú e Praia do Rosa) e dentro de alguns dias seguimos para o RS. Temos um roteiro pré definido, porém não nos prendemos a ele. Viajamos sem pressa e totalmente abertos para incluir novos destinos a viagem. Nosso objetivo final é percorrer todos os países da América do sul.

[caption id=”attachment_4123" align=”alignleft” width=”300"]

foto:arquivo pessoal

foto:arquivo pessoal[/caption]

“Hoje minha mochila é minha casa e o meu teto é o céu! Tenho conhecido pessoas incríveis no caminho, acredito que a troca de energia, foco no trabalho e pensamento positivo tem sido cruciais para o sucesso da viagem. Hoje me sinto plena e realizada com minha escolha alternativa de vida. A cada dia na estrada, os lugares incríveis, as pessoas e suas histórias de vida me motivam a seguir em frente, sem medo de me permitir ser feliz, buscando auto conhecimento, aprendizado, experiência de vida, realização pessoal e profissional”.

O blog agradece ao La Carona por compartilhar essa experiência com a gente e desejamos muito sucesso e que os lugares possam trazer momentos incríveis.

Para conhecer o projeto é só curtir a página e ficar por dentro dos lugares que essa dupla está desbravando:

--

--

Fantástico Mundo RP
Fantástico Mundo RP

Foram 11 anos de conteúdo e amor por Relações Públicas. Ficamos por aqui! Obrigada 💖