Mídias Sociais é tema do curso de agosto da ABRP RS/SC!
O último sábado, dia 20 de agosto, foi especial, dia de aprender sobre “Mídias Sociais: do conteúdo à mensuração”, um curso promovido pelos nossos super parceiros da ABRP RS/SC na ULBRA em Porto Alegre/RS.
O assunto, que está super em alta, e que é fundamental para qualquer tipo de negócio foi abordado por duas profissionais já conhecidas por nós. A manhã foi conduzida pela co-founder do blog Fantástico Mundo RP e Social Media da agência Beagle Ship, Nicola, T., e a tarde foi da Prof. Dra. Elisangela Lasta.
Antes de começar a falar da prática, o curso trouxe um pouco sobre o início do trabalho nas redes sociais. Como iniciar o trabalho de Social Media em uma empresa? Todos nós sabemos que não é somente se inserindo nas plataformas. Segundo Tuane, o primeiro passo precisa sempre ser o planejamento macro, olhar para o todo da empresa/organização antes de pensar em redes sociais como algo isolado. Definido o diagnóstico e a análise e produzido o planejamento, o gerenciamento pode iniciar, afinal, há muito trabalho a ser feito.
Redes Sociais são muito mais complexas que a maioria das pessoas pensam. A palestrante Tuane trouxe uma frase que ilustra muito bem esse pensamento: “A internet é um shopping com as luzes apagadas então você precisa guiar o cliente até sua marca”, para isso, você precisa conhecer seu público e utilizar da estratégica correta na rede social certa.
Para ilustrar um pouco sobre a prática de utilização de cada uma das redes sociais mais utilizadas atualmente, podemos considerar em uma situação de um evento a seguinte ordem:
- Snapchat: pode ser sempre o primeiro meio a ser utilizado, por que é rápido e dinâmico, não sendo necessário tanto tempo de edição e produção, além de que seu conteúdo irá ficar disponível por pouco tempo, o que o torna uma plataforma de conteúdo exclusivo.
- Instagram: precisa de um pouco mais de trabalho de edição nas fotos e mais atenção, como lembrar do uso das hashtags e ter um texto melhor definido;
- Post no blog: depois de passada a euforia, um bom caminho é o post no blog, que vai trazer todos os detalhes sobre o assunto ou evento em questão, e mais fotos;
- Periscope (ou agora, live do facebook): podem ser utilizados para transmissões ao vivo ou seja, bem real time, para relatar o que está acontecendo aqui e agora;
- Pinterest: é um bom local para armazenar as melhores fotos, pode ser utilizado como um portfólio;
- Facebook: canal para posts mais curtos e vendedores, utilizado para chamar para as demais redes, por exemplo usando um link do texto postado no blog;
- Twitter: sempre uma boa ferramenta para narração em tempo real de cases ou eventos.
Depois de uma manhã cheia de dicas para o uso de cada plataforma e produção de conteúdo, além de novidades sobre as práticas, a parte da tarde foi de pura reflexão com a Prof. Dra. Elisangela Lasta. Elis, como é conhecida pelos mais próximos, destacou a importância dos objetivos da comunicação nas mídias sociais estarem alinhados ao planejamento estratégico da organização.
Ela ainda reforçou que o profissional tem que planejar como vai ser o trabalho em cada mídia e nos fez refletir sobre qual o interesse em direcionar as pessoas a acessarem o site da organização.
No atual contexto comunicacional, em que temos uma intensa produção de conteúdos, nossa página é realmente atrativa e é o principal canal para onde queremos direcionar nossos clientes? Essa pergunta ficou latente durante toda a tarde. Até porque, atualmente, muitas empresas fizeram da FanPage sua principal página de relacionamento com o público-alvo. Usufruímos deste recurso gratuito fornecido pelo Facebook, mas a ambiência é um canal onde estamos num “aluguel”. Usufruímos e temos nossos posts em destaque quando patrocinamos. Caso contrário, nossa marca fica junto às demais, sendo destacadas somente as patrocinadas.
Outra reflexão foi sobre o quanto estamos focados na atualização da nossa página institucional e o que a torna atrativa aos clientes. Elis lembrou que para a página existe o mesmo processo de visibilidade, o “tão disputado” ranking do buscador Google. Para isso, relacionou algumas dicas de como deixar a empresa mais visível nos Page Rank do Google:
- manter o copyright atualizado (máximo dois anos);
- utilizar links para sites de conteúdo de profissionais reconhecidos, evitando enciclopédias;
- evitar o “copia e cola” de conteúdo.
Além de nos fazer pensar sobre as ambiências, foram destacados pontos importantes que devem ser considerados no Planejamento Estratégico para Mensuração, sendo eles:
1- Qual é a organização? (quais os objetivos organizacionais?)
2-Quais os ambientes digitais da organização? (Site — desktop e mobile, Facebook, Blog, Instagram, Twitter. Qual o objetivo em qualquer um deles? Lembrando que o objetivo comunicacional tem que auxiliar a atingir os objetivos da organização.)
3-O que eu quero avaliar? (Planejado, realizado ou resultados finais?)
4-Mensurar. (O que será medido? Com qual objetivo?)
5-Métricas.
Seguindo esses passos tem-se condições para mensurar os resultados alcançados. Como fechamento, Elis nos apontou alguns parâmetros que servem para estabelecer análise entre a eficácia das mídias sociais utilizadas pela organização. Além disso, deu dicas de como fazer o monitoramento das mídias sociais fora das ambiências.
Aos participantes, além do aprendizado, ficou o desafio de por em prática o que aprenderam e fazer com que as mídias sociais da organização em que trabalham sejam mais atrativas, tenham visibilidade e gerem resultados para as empresas, de acordo com os objetivos do planejamento estratégico.
O Fantástico Mundo RP agradece a parceria de sempre da ABRP RS/SC, e parabeniza especialmente a nossa colega e amiga que contribuiu muito com todos os participantes do curso! Valeu, Tuti :)
No mês que vem tem mais! Confira a programação da ABRP RS/SC para setembro: http://www.abrprssc.com/#!congregarp/icbjq