Nossa entrada no digital

*Por Letícia Ribeiro, autora convidada

Fantástico Mundo RP
Fantástico Mundo RP

--

Atualmente muito se fala no ambiente corporativo sobre transformação digital, inteligência artificial, realidade aumentada, entre outras possibilidades de comunicação. E como profissional da área entendo a necessidade dessas discussões, mas também me questiono sobre os limites dessa jornada, já que os pilares principais do nosso trabalho são as pessoas!

Com a massificação de produtores de conteúdo, entendo que a comunicação institucional precisa ser muito além do que uma presença de marca em canais de divulgação, ela precisa gerar conexão com seu público.

A tecnologia precisa ser um meio facilitador para que essa conexão aconteça, mas nunca um limitador! Quem me acompanha sabe o quanto carrego em meus projetos profissionais essa essência.

O ser humano é por natureza um ser social, por isso é alarmante essa possibilidade de deixar de lado a sua capacidade criativa por conta dessas mudanças, já que é um fato o modo como as tecnologias estão alterando a forma de as pessoas se comunicarem e se informarem.

Existem estudos que mostram que a forma mais avançada de comunicação se consolidará na próxima década por meio da Interface Cérebro Computador ou BCI (Brain Computer Interface), o qual permitirá que o ser humano conecte sua mente ao computador e vice-versa, permitindo uma ligação mais íntima de comunicação. E não para por aí! Essa interface também estabelecerá uma comunicação direta com o cérebro de outra pessoa, tornando possível, inclusive, compreender os sentimentos e pensamentos daquele com quem se está comunicando.

Tudo isso é incrível, mostra a evolução e capacidade do ser humano de desvendar novos caminhos, mas volto ao ponto inicial: conexão, olho no olho, sentimento! Nossa missão como profissionais de comunicação é desafiadora e vai além desse novo comportamento humano por conta das transformações tecnológicas. Acredito que esse desafio reflete o que Schopenhauer escreveu:

‘Importante não é ver o que ninguém nunca viu mas, sim, pensar o que ninguém nunca pensou sobre algo que todo mundo vê’.

--

--

Fantástico Mundo RP
Fantástico Mundo RP

Foram 11 anos de conteúdo e amor por Relações Públicas. Ficamos por aqui! Obrigada 💖