Novas formas de se relacionar com o público: marketing cultural como ferramenta comunicacional

Vanessa Maria Gomes
Fantástico Mundo RP
3 min readFeb 25, 2021

--

Oiê! Eu sou a Vanessa Gomes, uma das novas integrantes do Fantástico Mundo RP. Hoje eu trouxe para vocês algumas reflexões sobre o marketing cultural como uma estratégia que nós (profissionais e futuros profissionais de Relações Públicas) podemos utilizar.

Vem cá comigo para conversarmos um pouquinho sobre esse assunto:

O marketing cultural tem se tornado cada vez mais uma ferramenta para promover as marcas na medida em que as empresas procuram investir em novas formas de se relacionar com diferentes segmentos de públicos, seja para se diferenciar dos concorrentes ou se apresentar como socialmente responsável, por exemplo. Nesse sentido, o investimento no setor da cultura tem sido utilizado para fugir das estratégias convencionais do marketing, trazendo consigo benefícios como o fortalecimento da identidade da organização perante seus públicos e a criação de laços afetivos.

No Brasil, o marketing cultural esteve durante muito tempo restrito às grandes empresas, sobretudo no eixo Rio-São Paulo e, geralmente, na realização de megaeventos. Atualmente, o patrocínio de eventos e projetos culturais tem sido reconhecido como uma estratégia eficaz com fins mercadológicos e institucionais por empresas de médio e pequeno porte em várias regiões do país. No âmbito promocional, o marketing cultural é uma forma sutil de inovar e de conquistar a simpatia do público, tornando-se eficiente quando planejado e implementado de modo a ajudar no desenvolvimento de uma relação emocional com seus públicos de interesse.

Fonte: https://nappy.co/

Lá em 1986 a rainha brasileira das relações-públicas, Margarida Kunsch, incluiu dentre as atividades da comunicação institucional, o marketing cultural. Ela também defende que “marketing cultural” é só mais “outro nome para designar atividades de relações públicas: o patrocínio e a promoção institucional”. Enquanto profissionais (ou futuros profissionais) de Relações Públicas, podemos usar essa ferramenta como uma estratégia comunicacional e com isso conseguir grandes feitos pela imagem institucional de uma organização.

Para um bom resultado de marketing cultural é necessário pensar se a ação cultural terá afinidade com a proposta promocional da empresa e o público que deseja atingir. O festival Red Bull Music Breaktime Sessions realizado pela empresa Red Bull GmbH no Brasil, é um ótimo exemplo. Esse evento consiste em uma disputa entre bandas de pessoas universitárias onde a vencedora grava um EP no Red Bull Music Studio São Paulo. Durante o festival são distribuídas várias latas do energético, ou seja, enquanto as pessoas ouvem boas músicas e torcem pela sua banda predileta também degustam da bebida junto com seus amigos e colegas da universidade, e assim a marca perpassa pelos cinco sentidos humanos (olfato, visão, tato, audição e paladar), gerando uma relação de memórias afetivas com o seu público.

Fonte: http://blog.republicainterativa.com.br/

Para obter vantagens competitivas a empresa precisa se manter atualizada sobre o comportamento do mercado, bem como do seu papel social. Vocês lembram-se da enxurrada de lives com artistas na plataforma Instagram que tivemos recentemente? Se sim, certamente vão se recordar de várias marcas/empresas que estavam patrocinando esses momentos.

Embora a mensuração do retorno não seja fácil, é algo que pode ser observado a partir da geração de divulgação espontânea, da ação ser lembrada por sua relevância social ou até mesmo nos aumentos dos números após a ação ter sido realizada.

Que tal aplicar uma estratégia de marketing cultural para alavancar as relações com o seu público?

Beijos da vane, até a próxima! ❤️

--

--

Vanessa Maria Gomes
Fantástico Mundo RP

Graduanda em Relações Públicas na Universidade Federal da Paraíba. Armazeno aqui as produções textuais elaboradas exclusivamente para o blog Fantástico Mundo RP