Nunca tive cargo de Relações Públicas, mas sempre fui RP, e você?
Desde minha formatura, isso lá em 2009 na Unesp Bauru ❤ , tenho escutado com uma frequência preocupante que o mercado de Relações Públicas é pequeno e não tem muitas oportunidades. Será mesmo verdade isso?
Em 2019 o Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil apontou que entre 2015 e 2017 a busca por profissionais de Relações Públicas pelas organizações aumentou 13,5% com um salário médio de R$ 5.848. (Mais informações sobre o mapeamento você encontra aqui ).
Você ainda acredita que nosso mercado é pequeno?
Em um mundo que enfrenta crises como fake news, coronavírus, falta de transparência e baixa confiabilidade nas organizações devido à crises de imagem, reputação e ambientais, o profissional mais adequado e preparado para contribuir com estas empresas é o Profissional de Relações Públicas. Ser RP é uma mentalidade e não ter na sua carteira de trabalho o registro do cargo de Relações Públicas não faz de você menos RP. Dá uma lida no nosso primeiro post de 2020 pra entender melhor sobre RP ser uma mentalidade by @tutinicola aqui.
Eu mesma desde o meu primeiro emprego, como auxiliar de comunicação interna, sei que já atuava como Relações Públicas, ainda que numa atividade mais operacional devido à minha pouca experiência. De lá pra cá minha carteira de trabalho foi recebendo títulos como Analista de Comunicação, Trainee, Agente de Cerimonial, Analista de Marketing e mais recentemente Gerente de Customer Success e é aí que queria chegar:
Você sabe o que é Customer Success?
Customer Success é uma estratégia que surgiu de empresas de Software como Serviço (SaaS em inglês), que buscavam garantir que seus clientes tivessem boas experiências e atingissem bons resultados ao utilizarem os produtos ou serviços ofertados por elas.
É uma mudança importante na estrutura organizacional que eleva a patamares mais relevantes um valor muito utilizado nas empresas o “O foco no Cliente”. E junto de uma nova atividade vem novas competências que ao meu ver são da natureza do profissional de Relações Públicas, são elas: empatia, pensamento analítico, bom relacionamento interpessoal, proatividade e ter atenção às mudanças no mercado.
É um trabalho em que, a partir do relacionamento e análise intensa dos dados dos clientes, o profissional de Customer Success busca o aumento de receita por meio de renovações, upselling ou crosselling, antecipa problemas de relacionamento que podem causar churn, identifica oportunidades de melhorias e novos produtos e afeta diretamente os resultados financeiros da empresa.
Por ser uma atividade nova no mercado, não há definição de que tipo de profissional deve atuar porque os serviços prestados necessitam de profissionais com conhecimento para garantir o sucesso no uso de um software como serviço.
No meu caso, trabalhando em uma Startup de Comunicação Interna, a SimplificaCI, pelo fato de eu ter 13 anos de experiência na área contribui para que eu possa ter bom relacionamento com os profissionais que utilizam nosso serviço, já que vivenciei desafios semelhantes, tendo assim mais empatia com eles. Posso contribuir de forma ativa e proativa em novos projetos utilizando nossa solução e diariamente analiso dados para insights e antecipação de possíveis crises podendo dessa forma atuar diretamente nos resultados financeiros da empresa. É o sonho de todo Relações Públicas, ser relevante a ponto de influenciar na receita de uma organização, pelo menos sempre foi a minha busca na carreira. E você, consegue hoje demonstrar em resultados mensuráveis e monitorar o quanto seu trabalho contribui, ou não, com os resultados financeiros da sua empresa?
Convido vocês a buscarem mais conhecimentos sobre essa tão nova e crescente atividade que é Customer Success, certamente um espaço que os Relações Públicas ocupariam com muito sucesso. A cada dia aprendo mais e vejo que nós estamos muito bem preparados para assumir essa nova carreira!
E aí? Animou? Compartilha com a gente suas dúvidas ou experiências sobre Customer Success que vou trazer mais e mais conteúdo a respeito! ;)
Essa é a bíblia de Customer Success. É por aqui que seus estudos devem começar.
Boa leitura e vamos juntos ocupar mais este espaço nas organizações?