O Coronavírus amadureceu a comunicação das empresas

*Por autora convidada: Bruna Carvalho

Fantástico Mundo RP
Fantástico Mundo RP

--

Com o findar da crise a qual vivemos, o profissional de comunicação será ainda mais valorizado. A comunicação, mais do que nunca, será reconhecida como indispensável dentro das organizações.

O novo Coronavírus, de forma macro, trouxe consigo muitas incertezas e dúvidas. Culturas organizacionais “anti” home office tiveram que se adaptar para funcionar. O covid-19 mostrou para o mundo dos negócos a importância da confiança no outro.

Dentro de tantas mudanças, o maior desafio é manter os funcionários dentro de suas próprias casas, engajados com o trabalho. Neste sentido, a estratégia de uma comunicação bem-feita se faz necessária.

No livro “Reputação: um eu fora do meu alcance”, Clóvis Barros e Luiz Neto afirmam que:

“lutamos por abastecer o mundo de informações que possam garantir opiniões valoráveis sobre nós”.

Refletindo neste conceito, percebo a importância da responsabilidade social das empresas. Há preocupação com a imagem e legado que se deixa na vida das pessoas, mas em um momento de pandemia, as ações externas não são suficientes. É preciso agregar sentimento de propósito para o público interno: as pessoas estão com medo e incertezas somadas à falta de comunicação resultam em um ambiente desestabilizado.

É preciso que haja a manutenção do senso de pertencimento. Pensando que nosso país não partilha da cultura do home office, a comunicação deve ser feita a fim de orientar e trazer segurança. O profissional de hoje se adapta às necessidades do momento.

A comunicação visa pessoas, e pessoas trazem resultados. Portanto, acredito que, mais do que nunca, as empresas devem cativar e abraçar seus públicos, em especial o público interno, que precisa estar alinhado e atento para possíveis mudanças e andamento, mesmo que a distância.

Teremos um cenário diferente, pós-Coronavírus. As pessoas irão valorizar o estar junto, muitas organizações terão compreendido a dinâmica do trabalho online e, em um futuro próximo, este pode ser o novo cenário de trabalho brasileiro. Pessoas em casa devem se sentir no trabalho, e uma comunicação efetiva faz a diferença na hora de propiciar este sentimento.

Clóvis e Luiz dizem também que a reputação está relacionada com fluxos de opinião, e uma empresa bem-conceituada é aquela que, além de renomada externamente, é bem falada nos encontros familiares de seus funcionários.

O profissional de comunicação deve garantir a motivação de todos os seus membros, já que manter um estado de espírito positivo agrega bons resultados e alinha objetivos. Em momentos de isolamento, o Relações Públicas, por meio da comunicação, manifesta a importância do outro e agrega valor ao trabalho em equipe.

Cadastre-se na nossa Newsletter semanal e não perca nenhum conteúdo: https://mailchi.mp/0be1bd66cb16/news2020

--

--

Fantástico Mundo RP
Fantástico Mundo RP

Foram 11 anos de conteúdo e amor por Relações Públicas. Ficamos por aqui! Obrigada 💖