Foto de freestocks.org no Pexels

O que a nota do uber tem a ver com comunicação?

Fantástico Mundo RP
Fantástico Mundo RP
3 min readNov 9, 2021

--

Por autora convidada: Juliana Müller

Você já parou pra analisar qual é a sua nota no aplicativo de transporte como a uber, por exemplo? Talvez ela possa dizer muito sobre a sua personalidade e como você lida com a comunicação.

Vamos começar pelo começo… o que seria uma “boa nota” no app? Considerando que 5.0 é a nota máxima, um 4.5 seria muito bom, certo? Errado. Pelo menos do ponto de vista do motorista.

Aliás, esse é o principal ponto… a gente também avalia o serviço, mas o que conta mesmo para a sua corrida não ser cancelada e a forma como o motorista já se dirige até você depende única e exclusivamente da sua nota disponível no app. Sabe por quê? Porque tudo o que diz respeito a um serviço coletivo não é sobre a gente mesmo, é sobre o outro.

E o que isso tem a ver com comunicação? Vamos aos 5 tópicos que podem te ajudar a identificar o quanto você tem habilidade (ou não) para essa área de atuação:

1. Passageiro que bate a porta do carro e coloca a sacola molhada no banco: se você faz isso pensando que “o carro não é seu”, é porque ainda não entendeu o sentido de coletividade.

2. Morador do 20º andar ou do último bloco do condomínio que chama o uber quando ainda tá colocando o sapato: que bom seria se só existisse você no mundo e o motorista pudesse ficar a vida inteira esperando aparecer na porta… naquela porta em frente à avenida movimentada que ele tá dando sinal de luz e todo mundo dá aquela “buzinada” amiga.

3. Cliente que precisa chegar às 14h do outro lado da cidade e chamou o uber 13h55 pedindo pra ir o mais depressa possível: nessa hora eu queria ser motorista e, no lugar de oferecer uma balinha, presentear com um relógio.

4. Passageiro que vê a origem do trajeto até chegar no ponto de embarque e faz o motorista dar a volta em toda quadra só pra pegar a princesa na frente do portão: você deve estar pensando que “está pagando pro cara pegar você em casa”, mas a verdade é que facilitar o acesso economiza tempo e dinheiro de ambos.

5. Por fim, mas não menos importante, motorista que fica no vácuo quando diz bom dia pro passageiro que entra no carro: calma, você não precisa estar bem-humorado nem conversar com seu novo amigo de infância no trajeto… mas, educação e cordialidade é uma regra social, não é sobre você e sua falta de tempo ou percepção. Ah, aqui incluem-se o ‘muito obrigado’, ‘por favor’ e o ‘me desculpe’.

Enfim, voltando ao foco da comunicação, é muito claro perceber o quanto os nossos comportamentos do dia a dia refletem também no nosso perfil profissional. Ninguém pode ser tão bom comunicador se não fizer o básico. O pensamento de que o motorista do aplicativo está ali para prestar um serviço não é uma visão sistêmica do processo. Comunicador que se preze precisa, no mínimo, vivenciar o que ele prega: a comunicação objetiva, empática e que enxerga o outro como ser humano. Se esta não é a sua ‘vibe’, troca de área e se junte aos números… aqui somos de HUMANAS e SOCIAIS.

Afinal, você já viu a sua nota hoje? O que o motorista vai analisar na hora de aceitar a sua corrida (ou não)? Sim, ele precisa fazer a parte dele, afinal você tem um trajeto a percorrer até o seu destino…. mas e a sua parte, está como? Continuemos na luta pra chegar perto dos 5.0.

Cadastre-se na nossa Newsletter semanal para receber dicas exclusivas para estudar e conhecer mais esse Mundo https://mailchi.mp/0be1bd66cb16/news2020

--

--

Fantástico Mundo RP
Fantástico Mundo RP

Foram 11 anos de conteúdo e amor por Relações Públicas. Ficamos por aqui! Obrigada 💖