O que move as pessoas?

Eliara Rothmann
Fantástico Mundo RP
3 min readJul 21, 2017

--

Esse foi o tema do CONCARH — Congresso Catarinense Sobre Gestão de Pessoas de 2017!

Entre os dias 13 e 14 de julho, em Florianópolis, aconteceu um dos maiores eventos de RH do Sul do Brasil, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos — ABRH SC, que reúne profissionais da área e líderes organizacionais para debater ‘como estamos’ e ‘para onde vamos’ quando se trata de Gestão de Pessoas.

Neste ano, o CONCARH abordou o tema:

“O que move as pessoas? Signifique, Simplifique, Transforme”

e nos dois dias, super produtivos, divididos em palestras, workshops e tarefas práticas, estivemos presentes e contamos para você cinco dicas que aprendemos no evento:

  1. Tenha um propósito: antes de mais nada tenha definido o que você é e o que você quer ser, alinhado a valores que irão te ajudar nessa longa caminhada, ou seja, tenha definido sua cultura organizacional e a dissemine a todos os públicos de interesse para que eles também saibam o que significa cada palavra para defender esse propósito junto contigo.
  2. Tenha conexões, seja conectado: não é novidade que o mundo está conectado e quem ainda não aderiu a essa onda está perdendo dinheiro e tudo o que um bom relacionamento com seus públicos pode gerar, que vocês já estão cansados de saber. Estamos passando por grandes transformações e não nos damos conta que a primeira coisa que pedimos é: qual é a senha do wifi? Queremos estar conectados a todo instante mas as conexões que temos realmente importam? O palestrante Luis Rasquilha arrisca dizer que há uma mudança na pirâmide das necessidades de Maslow. Ele diz que hoje, as prioridades são celular e bateria, as demais necessidade vem depois. Será mesmo?
  3. Menos é mais: nessa era tecnológica, o menos é mais. De muita informação com pouco conteúdo as pessoas estão cheias. Como o próprio tema do evento diz: Signifique, simplifique, transforme. É isso, diferencie-se! De concorrentes o mercado está cheio, mas o que você está fazendo está movendo as pessoas? Outra questão que podemos falar é sobre os benefícios que as empresas oferecem. Não adianta encher os colaboradores de benefícios e não ser efetivo em nenhum deles. Não dê muitas opções, isso gera dúvidas e incertezas que podem vir a prejudicar a empresa. E não esqueça de mensurar como esses benefícios são percebidos pelos que usufruem dele para você ser melhor a cada dia.
  4. Trabalhe com a diversidade: Trabalhar com a diversidade de gênero, sexo, gerações, culturas, raças, orientação sexual, etc, não é tarefa fácil, mas não podemos mais deixar essas questões de lado e deixar de incluí-las em nossa comunicação. A luta deve ser para conhecer, reconhecer, respeitar, empoderar e agregar. A inclusão é um tema super atual e transforma positivamente a sua organização.
  5. Não dê dinheiro, realize sonhos: Só o salário não basta mais para assegurar que os colaboradores irão permanecer na empresa ou que seu cliente irá renovar o contrato. Realize o sonho deles. Faça ações individualizadas e pontuais. Com certeza, isso te trará bem mais benefícios do que ações generalizadas. Num mercado competitivo, temos que ser competentes e entender o que nosso público quer e realizar os seus desejos.

Embora estejamos passando por todo esse avanço tecnológico, ainda não descobrimos como funciona a mente humana, mas sabemos que existem algumas coisas que podemos fazer para que tenhamos bons relacionamentos e a comunicação pode ajudar nisso ;)

Mas e afinal, o que move você?

Um bj:*

--

--