O que o ambiente da sua empresa fala sobre ela?

Ambientes colaborativos influenciam a cultura organizacional e o engajamento dos empregados

Rafaela Richter
Fantástico Mundo RP

--

A gente já vem falando por aqui de futuro do trabalho, de transformação digital nas empresas e você pode até achar que o assunto de hoje não está diretamente relacionado com isso, mas está sim, e muito!

Nessa semana inauguramos um novo ambiente aqui na empresa, e ele preserva a nossa principal característica: a colaboração. Como nem todas as nossas sedes são assim ainda, esse tipo de ambiente gera desejo e curiosidade entre os empregados, e fiquei pensando o quanto isso influencia no nosso dia a dia aqui. E você, já parou para pensar como o ambiente da sua empresa diz muito sobre ela?

Então hoje decidi dar alguns argumentos por aqui para te ajudar a convencer o quanto um ambiente colaborativo impacta positivamente na sua empresa.

Ambiente físico não faz mudança, mas a mudança não acontece em ambientes tradicionais!

As relações das pessoas com o trabalho e com as demais pessoas vem mudando, e nesse momento de transformações, precisamos pensar o que traz mais felicidade e produtividade para as equipes. Nesse sentido, a cultura e o ambiente físico precisam estar em harmonia, criando as condições e confiança para espaços colaborativos.

Espaços diversos, que permitam a inclusão, com vários tipos de ambientes e que tragam cores para dar mais energia, permitem que os empregados tenham o poder de escolha para realizar seu trabalho, podendo se expressar de maneira mais livre. Outra dica é contar com elementos de descontração, que promovem mais qualidade de vida aos empregados e que pode refletir diretamente no clima do local e na produtividade. Ou seja, mesmo com toda a tecnologia que nos permite falar com as pessoas de casa ou de qualquer lugar do mundo, as pessoas ainda valorizam os lugares, os espaços.

Um ambiente que permita a mobilidade, onde os empregados podem se deslocar e trabalhar próximos aos times de interesse naquele momento, também agiliza a resolução de problemas.

Google Space (Campus São Paulo)

Reter talentos

Muitas pessoas deixam as suas empresas por não se identificarem com seus propósitos, valores e até mesmo seus ambientes. Ambientes colaborativos possibilitam a construção em conjunto e geram mais interações entre as pessoas, o que favorece também o engajamento desse empregado com a empresa.

Ambientes sem restrições promovem a colaboração espontânea

Uma tendência é a de proporcionar que as pessoas possam escolher qual local mais atende às suas necessidades de trabalho naquele momento. Espaços simples, que possibilitem troca de ideias, encontros para um bate-papo, estimulam conexão entre as pessoas e assim a criação de novas ideias e a inovação.

Um estudo internacional — encomendado pela Google e pela Fundação Futuro — encontrou uma relação positiva de 81% entre a colaboração e a inovação.

Além disso, nesse modelo, o ideal é não diferenciarmos mesas, cadeiras e espaços de acordo com os diferentes níveis hierárquicos. A simplicidade aqui está na igualdade, que gera mais proximidade, diálogo e espírito de equipe.

Nessa pesquisa, também achei um estudo muito legal realizado com 15 empresas classificadas como altamente colaborativas que indica que uma das variáveis para os “tipos de colaboração” é o espaço de trabalho, e traz algumas conclusões sobre o que esses eventos de colaboração rápidos, informais e com um grupo pequeno de pessoas promovem:

· Intercâmbio de informações: intercâmbio rápido de respostas (quem, o que, onde e quando).

· Cocriação: trabalhar com outras pessoas para alcançar novos resultados.

· Interação social: interações que formam a base das relações sociais.

· Transferência de conhecimentos: uma pessoa ensina o que sabe à outra respondendo à pergunta “como”.

· Foco: a produtividade aumenta com o mínimo de distrações.

· Comportamento: as pessoas se comportam de maneira mais simples, familiar e funcional.

Esses espaços têm se espalhado pelo mundo, como em coworkings, startups, laboratórios de inovação, e assim inspirando cada vez mais as empresas na criação novos ambientes ❤

Mas lembre-se que mesmo com todos esses benefícios, também devemos respeitar aqueles momentos que exigem mais concentração, e o ambiente deve comportar também espaços para foco e trabalho individual.

E aí, te empolgou para lutar por um espaço mais colaborativo aí na sua empresa também?! Depois nos conta o resultado 😉

Bjokas da Rafa!

--

--

Rafaela Richter
Fantástico Mundo RP

Relações Públicas | MBA em Marketing Estratégico | gaúcha | estudante de Ciências Sociais.