O que os Relações Públicas esperam para 2018?

Um gostinho da nossa pesquisa pra vocês! ❤

Mary Gabriela
Fantástico Mundo RP

--

Em fevereiro demos início a um projeto muito importante para o Fantástico Mundo RP, nossa primeira pesquisa em busca de insights e compreender melhor o que nossos colegas esperam da profissão neste ano que promete ser bastante desafiador.

Além de entender os desafios de 2018, na pesquisa também buscamos conhecer a opinião e o nível de entendimento a respeito do exercício do Conselho e da Universidade na formação e valorização da profissão no mercado.

Para celebrar a semana em que fazemos aniversário vamos apresentar um pouquinho os resultados de nossa pesquisa ainda em análise.

Público

Aplicada entre os dias 14 de fevereiro e 11 de março, a pesquisa tem uma amostra de mais de 200 participantes de todo o Brasil e também do Exterior. Entre os participantes prevaleceram os mais jovens, 40% das respostas são de jovens entre 18 e 24 anos e 45 % são residentes da região sul do país.

Registro no Conselho

O registro no conselho ainda é uma luta a ser conquistada, apenas 23% dos participantes afirmam ter registro na categoria, porém 78% exercem uma atividade remunerada. Números contrastantes em virtude da importância do registro em nosso conselho. Para saber mais sobre o registro clique aqui. Entre os desempregados, 27% encontra-se sem atividade remunerada entre 1 e 3 anos.

Áreas de atuação

Perguntamos também sobre as áreas em que os participantes acreditam que os RPs têm mais e menos espaço no mercado. Eventos/Cerimonial aparece com muito destaque na área com 38% das respostas e Assessoria de Imprensa ainda é visto como uma área que oferece pouco acesso aos RPs apresentando um índice de 33% como a área que os RPs têm menos espaço.

Buscar mais reconhecimento na profissão sem dúvida é o maior desafio que nossos colegas pretendem enfrentar este ano. Com 63% das respostas, ter mais reconhecimento mostra-se mais desafiador do que as novas tecnologias e a busca por novas oportunidades.

Para finalizar…

Apresentamos algumas definições sobre o que é Relações Públicas para os participantes da pesquisa:

Ela representa uma porta de infinitas oportunidades, desenvolveu e destacou o que havia de melhor em mim e me mostrou que ainda tenho muito a estudar.

A profissão de RP, quando bem compreendida pela organização, tem potencial para qualificar exponencialmente o relacionamento dessas com seus públicos. Há, no entanto, uma cultura nos RHs que insistem em não ver diferenças entre as profissões da área.

Relações Públicas é uma profissão completa mas com baixa auto estima. Muito se espera da profissão, mas pouco fazem pela profissão. Para mim, ser Relações Públicas é ter a oportunidade de visualizar o cenário com mais criticidade e transparência. A profissão nos dá ferramentas para repensar o modus operandi de como é feita a gestão atual.

O construtor e edificador de relacionamentos.

Uma profissão sistêmica e estratégica para as empresas, mas que ainda falha no desenvolvimento de aspectos sociais e inovadores (muito em função de sua desvalorização e do ensino voltado ao aspecto somente empresarial)

Em breve divulgaremos toda a pesquisa e nossa análise completa sobre as informações riquíssimas que pudemos levantar.
Aguarde! ;)

--

--

Mary Gabriela
Fantástico Mundo RP

Relações Públicas — Especialista em Comunicação Interna. conteudista do “Fantástico Mundo RP”, conselheira do Conferp e Gerente de CS da “SimplificaCI”.