Imagem publicada originalmente no site da Jovem Pan.

O que podemos aprender sobre marketing e redes sociais com a série Round 6

Fantástico Mundo RP
Fantástico Mundo RP
3 min readOct 26, 2021

--

A série sul coreana Round 6 vem batendo recordes de público a cada dia. Controversa? Sim, como toda produção que “bomba” por aí. Mas também bastante rica em aprendizados, seja para o marketing, para as redes sociais ou mesmo para a vida.

Hoje compartilho com vocês 7 aprendizados que vieram com a série — prometo tentar não dar spoilers por aqui!

Seja perseverante: O primeiro aprendizado não é exatamente uma questão da série, mas relacionada ao seu contexto de lançamento: a obra circulou por mais de 10 anos nas mesas das emissoras e canais de streaming e, até então, nunca tinha sido aprovada. Uma lição de perseverança do diretor Hwang Dong-Hyuk, que acreditou no seu produto e foi adiante até encontrar quem quisesse produzi-lo (pasmem: apesar de todas as negativas, é o seriado mais assistido na história da Netflix!). Em marketing, redes sociais e na vida, nem sempre o resultado é imediato!

Conheça o seu público: para selecionar os participantes (todos com enormes dívidas), o recrutador precisou entender as dores de cada uma para que fosse possível convencê-los (= conversão) a participar dos jogos. Mais uma vez, presente numa série o tema do ICP (ideal customer profile = perfil do cliente ideal (no texto sobre O Paraíso e a Serpente falo mais sobre isso).

Colab: para sobreviver, muitas vezes, é preciso fazer associações, como fazem os personagens no início dos jogos. Juntando talentos, fica mais fácil ir adiante. Pense nisso ao planejar ações com parceiros que possam ter serviços complementares ao seu.

Storytelling: a história de cada personagem principal é contada — com maestria — de maneira a gerar empatia e compaixão por eles, ou seja, fazendo com que nos envolvamos com seus dramas. Se você ainda não utiliza essa técnica no seu marketing, vale a pena estudar sobre ela.

Às vezes, as aparências enganam — e isso vemos direto nas redes sociais: o personagem principal, Seong Gi-Hun, ficou chocado ao encontrar seu melhor amigo de infância no jogo, alguém que ele jurava que estava “super bem na vida”, mas que, na verdade está tão endividado quando ele próprio (senão, não estaria participando do jogo). O quanto de nossas vidas reais realmente está estampado — ou não — nos nossos perfis? Enfim, essa é uma discussão para outro momento, mas fica o insight.

Você pode se inspirar em quem já deu certo (ALERTA DE SPOILER: aqui é sobre o jogo do biscoito): em vez de quebrar a cabeça buscando uma solução mirabolante, olhe o que já foi feito por outras pessoas e siga pelo mesmo caminho. Isso economiza tempo e previne quedas. Por que fazer uma coisa que você sabe que deu errado?

E por fim, mas não menos importante: Estratégia é tudo! Nem sempre o mais forte vence. Vence aquele que tem a melhor estratégia. E aqui lembro de vários tópicos que já falamos, como produzir, produzir e produzir conteúdo sem ter estratégia, o que acaba levando a resultado algum; ou investir uma verba altíssima em anúncios, mas que focam o público e errado e que, de novo, não trarão vendas. Antes de sair fazendo qualquer coisa, pense, avalie, planeje.

Aliás, este é um ótimo momento do ano para dar aquela paradinha estratégia para pensar em como será seu negócio em 2022!

--

--

Fantástico Mundo RP
Fantástico Mundo RP

Foram 11 anos de conteúdo e amor por Relações Públicas. Ficamos por aqui! Obrigada 💖