O ser humano no centro do marketing #RDSummit 2019

O maior evento de marketing digital da América Latina

@tutinicola
Fantástico Mundo RP

--

3 dias de evento, estrutura de 50 mil m², 700 pessoas pra organizar e receber outros 12 mil participantes, 175 palestras/palestrantes, 100 patrocinadores. Esses são alguns números que resumem um pouco a dimensão do evento promovido pela RD Station nos dias 6, 7 e 8 de novembro em Florianópolis/SC…

Apesar de ser impossível transmitir todo o conteúdo e experiência absorvida, trago aqui alguns pontos interessantes do marketing que estão em consolidação no mercado…

1. O que está te parando de fazer conteúdo?

“A razão porque as mídias sociais estão decaindo e os algoritmos estarem sempre barrando é porque as marcas não têm disciplina. As marcas não têm a disciplina de não tentar vender em todos os posts”.Gary Vee

Como sempre, o foco de Gary foi na valorização da entrega de conteúdo gratuito para a audiência. Para ele, a habilidade de ser um comunicador, um produtor de conteúdo se tornou mais importante do que qualquer outra variável atualmente e a principal barreira para isso é o Julgamento, que está acabando com a sociedade.
E ele, que tem fama de acertar muitas tendências, recomendou 2 lugares que temos chance de estar à frente nos próximos anos.

1. Tik Tok (não dá pra subestimar a rede social que está crescendo) inclusive, nessa semana, vimos a notícia de que o Instagram está testando uma ferramenta parecida.
2. Podcast — uma ótima forma de ter a atenção das pessoas e alcance orgânico.

Segundo Gary, o custo de estar nesses canais é zero e o mindset é o que importa. Ele ainda deixou a provocação de que ainda mais relevante é a atitude de fazer: "Por favor, seja a pessoa nessa sala que vai sair daqui e começar a fazer".

2. O seu público se enxerga no marketing da sua marca?

“Não é só sobre persona ou público-alvo, mas sobre os corações que você está tentando tocar”.

73% das empresas estão produzindo mais conteúdo do que um ano atrás, porém, apenas 35% sabem se sua estratégia de conteúdo é eficaz, segundo a MarketingProfs, empresa de Ann Handley. Para ela, a lógica das marcas deve mudar de "Posso ter a sua atenção?" para: "Como posso merecer a sua confiança?". Para tanto, é necessário conhecer a audiência para criar conexão e afinidade, o que ela aconselha fazer através de 3 pilares: Data, Listening e Instinct.

Um dos cases apresentados que representou muito bem isso e fugiu do óbvio foi o da marca Case Knives:

3. Por que a era dos likes está acabando?

“As pessoas já vivem em um mundo da voz, são as marcas que precisam aprender a gerar conversas ao invés de like”.

Like nunca foi a melhor métrica do mundo, para Edney. Like não paga a conta, não gera awareness e, por muito tempo, forçava a interação do público — segundo estudo, com a ocultação dos likes, a taxa de engajamento na rede social diminui.

O novo marketing, está focado na agilidade da conversa, as discussões estão mudando para o privado, seja em grupos ou no inbox.

Uma tendência nesse sentido é o conteúdo em voz. 1/3 das pessoas já fazem busca por voz e, de acordo com o Google, o português é a segunda língua mais falada no assistente. É inclusivo, socialmente aceito e integra as pessoas.

Algumas métricas importantes quando o conteúdo é em voz (Foco no Share of voice no lugar de engajamento!)

4. Você é dono do seu alcance?

“O e-mail está vivíssimo, a prova é essa palestra no maior evento de marketing digital”

O e-mail é a rede social mais antiga e nem por isso deixou de ser relevante! Em uma era que o algoritmo é uma barreira para entrega de conteúdos, que a atenção está polarizada e que falta autenticidade, a Beatriz Guarezi traz os benefícios de criar um relacionamento de valor, usando a Newsletter a favor da marca.

As principais vantagens são:

1. Ownership: você é dono da sua base e do seu alcance
2. Permissão: você tem autorização para estar na caixa de entrada das pessoas
3. Atenção: conteúdo que faz com que as pessoas dediquem seu tempo

Mas não pense que a newsletter é apenas um depósito de links do seu site. Para usar a seu favor é preciso uma boa curadoria, proximidade, consistência e de quebra ela pode virar, fonte de receita.

De quebra, algumas newsletters pra você seguir e se informar e o link da Bits to Brands para você se inscrever: https://www.bitstobrands.com/

Por fim, não poderia deixar de destacar alguns temas relevantes que foram mencionados em várias palestras no evento:

  • Linkedin: "um currículo só mostra quem você foi, no LinkedIn você consegue mostrar quem você é". Cristiano Santos
  • Marketing de indicação e influência: “Quando eu falo de influência eu tô falando de relevância. Eu tô falando de algo que não se compra”. @biagranja
  • Funcionários antes de clientes: "Se você tratar bem suas pessoas elas tratarão bem seus clientes". J.D Peterson
  • Relacionamento: “São necessárias 7 interações para gerar 1 compra no digital”. Neil Patel
  • Canal e formato são consequências: "foque em entregar uma mensagem útil para a pessoa certa". Vitor Peçanha

E essa mensagem linda que reforça o quanto RP é o presente e o futuro ❤

Curtiu? Então save the date: 28, 29 e 30 de outubro de 2020 tem mais ❤

--

--

@tutinicola
Fantástico Mundo RP

Relações Públicas de formação, marketeira e Copywriter. Vivo da minha arte (de escrever) na praia.