Onde foi que eu errei?
[caption id=”attachment_2959" align=”alignright” width=”282"]
Fonte da imagem: http://nelcisgomes.jusbrasil.com.br/noticias/[/caption]
Por ter uma característica democrática, a internet tornou-se um espaço de construção coletiva, potencializando o conhecimento e a livre produção, troca e circulação de informações.
Principalmente através das redes sociais, pois qualquer pessoa com acesso a ferramentas como essa pode relatar suas angustias, felicidades, dúvidas, seu posicionamento perante acontecimentos a um grande número de pessoas…Porém, isso pode não ser algo tão positivo como parece.
A possibilidade de emitir julgamentos pode dar um novo rumo aos fatos, bem como à imagem pessoal e profissional do internauta sobre aquele determinado assunto perante o público que a lê. É o que se comprova com o acontecimento a seguir:
“Justiça julga válida demissão com justa causa por ‘curtida’ no Facebook — Funcionário de concessionária de motos ‘curtiu’ post ofensivo à empresa”.
Essa não é a primeira demissão que vejo por tais motivos, conteúdos ofensivos à horna, integridade e moral de pessoas e empresas…fotos, comentários, tweets, críticas, preconceito, comportamento inadequado: veja aqui 34 casos de posts em redes sociais que fizeram as pessoas perderem o emprego.
Notícias como essa passaram a não ser mais uma novidade, entende-se que ao curtir ou compartilhar algo no Facebook o usuário mostra que concorda com aquilo que está ajudando a divulgar. Na era da comunicação devemos ter cautela quanto a nossa liberdade de expressão de cada dia…
Casos como este demonstram a força das redes sociais, portanto, não adianta ter uma boa conduta somente no cotidiano, é preciso alinhar seu comportamento diário também no meio digital, manter perfis nas redes que não comprometam a sua imagem profissional. Na internet, lembre-se sempre: “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que compartilhas”.
Fonte:
http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2014/06/justica-julga-valida-demissao-com-justa-causa-por-curtida-no-facebook.html