Oscar e RP tem tudo a ver

Kelen Turmina
Fantástico Mundo RP
3 min readMar 2, 2017

Quando os detalhes ganham mais destaque do que o próprio evento

Nos últimos anos, grandes eventos transmitidos mundialmente têm sido alvo das famosas “gafes”. Equívocos quase inimagináveis têm acometido os organizadores e gerado uma certa “saia justa”. A tal da “cereja do bolo” tem deixado os ânimos à flor da pele.

Em dezembro de 2015, no concurso Miss Universo, em Las Vegas, o fato inédito do apresentador Steve Harvey ter anunciado equivocadamente a Miss Colômbia Ariadna Gutiérrez como a grande vencedora e, em seguida, informado que, na verdade, a Miss Universo era Pia Alonzo Wurtzbach, a Miss Filipinas, gerou muito buzz, principalmente na internet. Na ocasião, a Ariadna Gutiérrez teve que devolver a faixa e a coroa para a verdadeira campeã. Coube então a sua prima Paulina Vega, a Miss Universo 2014 cumprir a missão de coroar a real vencedora.

O evento aconteceu aparentemente conforme planejado pelos organizadores, mas o destaque nas notícias foi o equívoco do apresentador. Em alguns veículos de comunicação, chegou-se a cogitar que Steve Harvey estaria sob efeito de álcool.

Sem contar a apresentação do Oscar de 2016, feito por Glória Pires que “não sabia opinar” sobre os filmes, além de parecer estar perdida e desanimada, ao longo da transmissão, Gloria respondeu com monossílabos, sem revelar muito o que achava dos filmes. A pergunta que ficou foi: quem a escolheu para tal função e porquê?

Enfim, seguindo a onda das “gafes”, no último domingo (26/02), foi a vez do Oscar 2017 virar capa. Só que o destaque não foi pelo grande evento ou pelos vencedores das categorias. As notícias estamparam a troca dos envelopes para anunciar o vencedor da categoria de Melhor Filme, a mais aguardada da noite.

Os apresentadores receberam os envelopes da categoria errada, anunciando “La La Land: Cantando Estações” como vencedor na categoria “Melhor Filme”, quando na verdade, o grande vencedor era “Moonlight”. O equívoco foi reconhecido através de nota da PricewaterhouseCoopers, empresa de auditoria responsável pelos envelopes de cada categoria do Oscar, na sua conta no Twitter, com pedido de desculpas à “Moonlight”, “La la land”, aos apresentadores Warren Beatty e Faye Dunaway e também ao público do Oscar.

Falando matematicamente, as premiações envolvem 23 categorias, foi só uma troca. Pois bem, em eventos, pequenos detalhes (neste caso foi um grande detalhe) podem comprometer o todo. Neste caso, a “cereja do bolo” ficou faltando, o “grand finale” foi comprometido e com ele, o sucesso de todo o evento.

Mas o que isso tem a ver com RP? Como profissionais de Relações Públicas que dentre tantos conhecimentos oportunizados pela nossa formação, temos a expertise para planejar e organizar eventos, precisamos estar cada vez mais atentos em quem contratamos para delegar as atividades. Imprevistos podem acontecer, mas que a nossa marca no mercado seja vista com o merecido destaque, mesmo que estejamos nos bastidores. Pense nisso!

Até a próxima! Beijos.

--

--

Kelen Turmina
Fantástico Mundo RP

Relações Públicas, especialista em Marketing, Diretora da MAK Agência de Relações Públicas, Conteudista no Fantástico Mundo RP