Patrocínios e pandemia: entenda mais sobre essa relação

Fernanda Hack
Fantástico Mundo RP
4 min readAug 11, 2020

--

Patrocínios ajudam a desenvolver e fortalecer imagens institucionais; para passar por esse momento complexo, equilibrar os investimentos e a intensidade da exposição da sua marca são estratégias primordiais.

Ter que equilibrar acontecimentos sempre foi uma das nossas especialidades, aprendemos isso na faculdade, por meio de teóricos das relações públicas, mas certamente é no dia a dia, dentro das empresas, que encaramos essa realidade na prática, muitas vezes aprendendo com os nossos próprios tropeços. Ser pó de café, como bem trouxe a Kelen, no texto da semana passada, é novo para alguns, mas para nós RP’s, profissionais que quase nunca tem uma rotina bem estabelecida, é mais comum do que se imagina.

Em meio a uma crise, que para mim está parecendo infinita — apesar de todos os meus privilégios — , as coisas precisam ir se ajustando e algumas atividades estão sendo retomadas, mesmo que de forma diferente ou adaptada. Já falamos aqui de muitas coisas desde que tudo isso começou e hoje eu trago um tema que tem tomado novos rumos, mas que, a meu ver, não se enfraqueceu com a crise: estou falando de patrocínios.

Vamos considerar aqui patrocínios institucionais, esportivos e outros, que tenham como objetivo a presença de marca, o fortalecimento de um propósito ou até mesmo o apoio a alguma causa. Trago todos esses exemplos pois entendo que podemos generalizá-los, de alguma forma, sob a ótica deste momento que estamos passando, ou seja, conseguimos traçar alguns rumos nos quais se encaixam todos esses tipos de investimento.

No início da pandemia vimos novos movimentos relacionados a patrocínios como lives de música e eventos virtuais. Como todo esse mundo ainda era (é) muito novo, alguns casos não foram tão bem-sucedidos quanto o esperado, e o patrocínio acabou sendo o causador de problemas para a imagem de artistas, respingando é claro, nas marcas patrocinadoras. Nesse ponto chego aqui ao maior alerta que pretendo trazer nesta reflexão:

Como avaliar os riscos de atrelar à sua marca a um evento ou personalidade em um momento de tanta complexidade e exposição?

Opções não faltam, como mencionado, novos formatos de promoções e eventos surgem a todos instante e por isso, realizar uma análise criteriosa de novos patrocínios ou até mesmo da renovação de contratos atuais é mais que necessário para entender os prós e contras de um investimento. Lembrando sempre, que optar por um cancelamento ou pela não renovação de um patrocínio também apresenta alguns riscos, tais como, a percepção do público sobre uma possível redução de recursos e crise financeira ou até mesmo o risco de ser entendido como uma marca que não preza pelo esporte, cultura ou outro tipo de manifestação que tanto precisa de apoio em meio a situação que vivenciamos.

Dito isso, por onde eu começo se preciso analisar um novo patrocínio ou avaliar a sua continuidade? Receita não existe, cada caso é um caso, mas aqui vão três perguntas básicas para responder antes da tomada de uma decisão:

1. Volte-se para o propósito da marca: o patrocínio está alinhado aos valores da instituição e com o que a sua marca acredita?

2. Entenda o impacto social do patrocínio: nesse momento, essa atividade que você está patrocinando traz benefícios para a sociedade como um todo?

3. Negocie: o que de melhor pode ser feito pelo promotor do evento/ projeto para que você, enquanto patrocinador possa ter retorno, mas para que ele, enquanto promotor, não fique desassistido? Lembre-se, todos fazem parte dessa cadeia e por isso temos nossa parcela de responsabilidade na estabilidade dos negócios.

A dica extra, mas que deve ser a primeira coisa a se observar evitando qualquer tipo de crise de imagem vinculada à um patrocínio é: o evento que você está patrocinando segue as recomendações das autoridades municipais e estaduais? Por que sim, o mais importante é a saúde, sempre!

Dito isso, sabemos que algumas coisas são certas no “pós-crise” as empresas passarão cada vez mais a se amparar nos discursos de suas causas do que propriamente nos atributos de seus produtos e, nesse sentido, patrocínios podem ser excelentes instrumentos de posicionamento de marca, e muito mais do que “apenas” visibilidade, eles podem passar a trazer engajamento, confiança e reputação para as marcas, basta saber usá-los de forma correta e com estratégia, o que a propósito, nunca é demais.

Abraços, (virtuais) e seguimos, da melhor forma possível, por que vai passar! *-*

Cadastre-se na nossa Newsletter semanal e não perca nenhum conteúdo: https://mailchi.mp/0be1bd66cb16/news2020

--

--