Piscou, atualizou: como as funcionalidades do Instagram estão impactando marcas e pessoas

Stories do IG é apontado como principal tendência para 2019

@tutinicola
Fantástico Mundo RP

--

O Instagram é, sem dúvida, uma das redes sociais mais queridinhas do momento e uma das que mais cresceu nos últimos tempos em número de usuários. Nesse ano, a rede social comemorou a marca de 1 bilhão de contas ativas e o Brasil é o segundo país no ranking dos que mais usam a rede social.

“As pessoas acessam o Instagram para obter inspiração e descobrir coisas que interessam a elas, e isso inclui conteúdo de marcas e de empresas”. Instagram Business

E não para por aí! O Stories do Instagram é apontado como uma das principais tendências para o próximo ano pelo Hootsuite. O uso do recurso está crescendo 15 vezes mais rápido que o compartilhamento de conteúdo no feed e segundo Chris Cox, chefe de produto do Facebook. Os Stories devem superar os feeds como a principal maneira de as pessoas compartilharem coisas com seus amigos já em 2019.

Pessoas tem dedicado grande parte de suas horas diárias online navegando no aplicativo que tem como grande propulsor o impacto visual e isso também despertou o interesse das marcas que perceberam a popularidade do canal e vem utilizando das potencialidades da ferramenta.

Hoje são 200 milhões de perfis comerciais e mais de 2 milhões de anunciantes ativos por mês.

2018 foi o ano em que o Instagram virou a primeira opção no planejamento de marketing digital de muitas empresas e isso aconteceu devido ao fato do uso da rede social ser uma forma orgânica — ainda que em alguns casos pago- de fazer publicidade para uma marca.

Mas, porque tal popularidade?

O Instagram é uma forma de alcançar e se conectar com novos clientes e fortalecer relacionamentos já existentes. Uma maneira diferente de promover a descoberta de uma marca, seus produtos e serviços com conteúdo, intimidade, transparência e principalmente, através do engajamento que é o principal alimento ao algoritmo da plataforma.

Sabemos que na rede social ao lado a história é outra. Há algum tempo, o sentimento em relação ao Facebook, especialmente entre os adolescentes está em declínio, assim como as ações dentro da rede social: as pessoas têm publicado muito menos e a experiência de anúncios tem sido cada vez mais invasivas.

Enquanto isso, o formato do Instagram vem se tornando popular ao entregar um conteúdo naturalmente nativo, que se funde a plataforma, um local onde as pessoas ficam mais a vontade para compartilharem suas paixões e seguir o que as interessa, produzindo e explorando vídeos e fotos.

A rede social também vem cada vez mais lançando novidades (muitas delas no Stories) que trazem novos formatos de interação, seja em forma de enquetes, perguntas, gifs, lives, figuras, adesivos e emojis que vem motivando a comunicação e oferecendo novas formas das pessoas se expressarem. Consequentemente, as empresas têm utilizado desse potencial para humanizar suas marcas, se relacionar, aquecer e se conectar com seu público, da mesma forma como pessoas se conectam com amigos e familiares.

Cada atualização nova do Instagram é uma motivadora de interações, inspirações e trocas.

Para as pessoas, um local de inspiração, entretenimento e relacionamento.
Para as marcas, uma ferramenta poderosa de engajamento e venda.

Veja, clique, compre

Não podemos esquecer também do foco no e-commerce que vem crescendo na rede social. Segundo o Instagram, cada vez mais pessoas visitam o Instagram para comprar marcas e produtos que gostam.

2 em cada 5 brasileiros já fizeram uma compra inspirados pelo Instagram, 84% online e 33% em loja física*.

Em decorrência desses novos comportamentos digitais e com o foco nos resultados que esse engajamento pode gerar, a rede social vem explorando novas formas de aprimorar a experiência de venda, tornando o processo de compra mais simples, como o Instagram Shopping, presente tanto no feed quanto nas histórias. Além de ter anunciado neste ano, três novas maneiras de descobrir novos produtos: “Salvar em sua nova coleção do Shopping”, “Compre em perfis de negócios” e “Compras em vídeos de feed” onde os usuários podem descobrir novos produtos, comprar e ainda acompanhar todas as suas inspirações de compras.

E você, já está usando do potencial da rede social pro seu negócio?

*Dados Silvia Ramazzoti — gerente de produto do Instagram.

--

--

@tutinicola
Fantástico Mundo RP

Relações Públicas de formação, marketeira e Copywriter. Vivo da minha arte (de escrever) na praia.