“Povo que não tem cultura, acaba por ser escravo!”

Fantástico Mundo RP
Fantástico Mundo RP
2 min readAug 15, 2012

[caption id=”attachment_706" align=”alignleft” width=”237"]

http://herancadopampa.blogspot.com.br/2011_08_01_archive.html#axzz23cVttJ8v[/caption]

Aqui no Rio Grande do Sul, possuímos uma cultura ímpar, herdada de nossos antepassados e cultivada até nos dias atuais. Foi graças ao Grupo dos 8, formado por oito estudantes do Colégio Julio de Castilhos de Porto Alegre no ano de 1947, e liderado por Paixão Côrtes é que possuímos uma semana de comemorações a todos aqueles que construíram a nossa história rio-grandense: a Semana Farroupilha.

Então no ano de 1966 criava-se uma entidade maior para reger e organizar as tradições no estado, o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Uma organização que não visa lucros, mas sim preservar e difundir a cultura local.

Hoje o MTG é formado por 30 regiões tradicionalistas e possui um estatuto para reger todos os Centros de Tradições Gaúchas (CTG) filiados a este, que congrega mais ou menos 1400 entidades tradicionalistas. Também possuí um Código de Ética e uma Carta de Princípios, documentos esses que norteiam o movimento.

Ele é responsável ainda por organizar festejos com a ideia de preservação e perpetuação da cultura gaúcha. Dentro dele estão: ENART, Concurso de prenda e peão, Congressos… Todos estes são regidos por normas, porém, o movimento ainda possui seu próprio documento de regência para a organização desses eventos, a sua cartilha de Cerimonial e Protocolo. Documento que nos ajuda a realizá-los com maior esclarecimento e sem cometer nenhum engano durante a execução do evento.

Para você conhecer mais sobre o MTG, acesse o site: www.mtg.org.br e fique por dentro do que acontece no universo tradicionalista.

Hasta!

--

--

Fantástico Mundo RP
Fantástico Mundo RP

Foram 11 anos de conteúdo e amor por Relações Públicas. Ficamos por aqui! Obrigada 💖