Precisamos desmistificar algumas coisas sobre Marketing Digital…

e vocês estão mais do que prontos para isso. Por: João Lucas Pires

Fantástico Mundo RP
Fantástico Mundo RP

--

2020 é um ano atípico, pelo acontecimento mundial que foi a pandemia do Coronavírus, muitas coisas mudaram ou estão passando por mudanças drásticas, desde as coisas mais simples como lavar as mãos e ir fazer as compras, até as coisas mais complexas como o mercado de trabalho e a busca por conhecimento. Uma dessas coisas que passou por mudanças significativas foi o trabalho com Marketing Digital e o interesse em atuar no setor, tanto por empresas, como por empreendedores e novos profissionais.

Os anos anteriores já vinham evidenciando um grande crescimento dentro da esfera de atuação do Marketing Digital, segundo a última pesquisa TIC Domicílios, mais de 126 milhões de brasileiros têm hoje acesso à internet. A proporção de usuários conectados subiu de 67% (2017) para 70% (2018), isso significa basicamente que mais pessoas estão conectadas na internet e consumindo cada vez mais conteúdo web.

Segundo dados da Hubspot, cerca de 90% dos usuários de mídias digitais não se decidiram sobre uma marca antes de fazer pelo menos uma pesquisa sobre a marca e os concorrentes. Estes números evidenciam como é cada vez mais necessário para as empresas se fazerem presentes no mundo digital e apostarem em estratégias de comercialização que facilitem o acesso para esses usuários.

Mas, 2020 trouxe um cenário totalmente novo por conta da pandemia, e enquanto o mundo e diversos setores econômicos tiveram que parar, o mercado digital cresceu como nunca, empresas que antes não tinham nem se quer um perfil em rede social tiveram que começar a adotar estratégias digitais para continuar chegando a seus clientes, enquanto consumidores que tinham medo de comprar pela internet, se viram obrigados a romperem o preconceito, por conta das novas regras de consumo e isolamento que foram impostas.

Isso tudo aumentou a procura do mercado por profissionais que saibam trabalhar no setor, e, consequentemente, até por conta do avanço do desemprego no país, muitas pessoas resolveram ingressar no ramo de marketing digital, seja para iniciar uma carreira junto a empresas interessadas, seja como investimento de empreendedorismo. Com o reconhecimento da importância de profissionalização, a oferta e busca por cursos cresceu exponencialmente, de maneira nunca antes vista.

Tendência do termo “curso de Marketing Digital”, em pesquisas no Google entre 2015 e 2020

Se você que está lendo usa diariamente alguma rede social, muito provavelmente já deu de cara com algum anúncio de um “novo curso de Marketing Digital inovador e onde você vai ganhar pelo menos 5 mil por mês”, é aí que surge um grande problema em relação ao grande crescimento do setor: o surgimento de aproveitadores, com promessas infundadas.

As redes sociais lotaram, nesses últimos meses, de anúncios de diversos cursos prometendo dinheiro rápido, com pouco trabalho e quase nenhum investimento. O surgimento de vários “gurus do Marketing”, que fizeram outros cursos da área, aprenderam o básico ou o superficial do tema, sem nenhum tipo de aplicabilidade real, e agora passam a vender seus próprios cursos também superficiais para outras pessoas em busca de enriquecimento rápido no setor. O Marketing Digital, é campo de mercado e educação, onde a experimentação, os erros e acertos, além de uma percepção real do cenário empresarial é algo extremamente necessário. Não existem milagres, fórmulas prontas e muito menos dinheiro fácil, é na verdade necessário muito estudo e prática para conseguir alcançar resultado positivos.

Outra tendência quase sempre colocada por esses “aventureiros”, é a de que outras maneiras de fazer Marketing estão obsoletas e sendo deixadas de lado, como se ferramentas como anúncios na TV, rádio, jornais e outdoors não fossem mais funcionais e o mundo girasse totalmente em torno do digital.

Essa é apenas mais uma das muitas inverdades que eles espalham, de que modo um país como o Brasil, onde 30% da população nem se quer tem acesso a internet dentro de casa, as empresas podem simplesmente voltar todo seu foco de publicidade nas mídias digitais, ignorando completamente um universo de mais de 63 milhões de brasileiros, e possíveis consumidores?

Mais do que contar inverdades, esse tipo de discurso que vem sendo disseminado acaba na maioria das vezes reduzindo o trabalho digital apenas a números de seguidores, tráfego em páginas web e geração de leads. Ignorando totalmente o trabalho de Branding, da criação de marketing de conteúdo e principalmente a integração entre as ações On e off-line na construção de reputação de uma marca (e aí entram ou diversas estratégias e ferramentas ligadas, como eventos, relações públicas, assessoria de imprensa, entre tantas outras ações possíveis).

No fim de tudo isso, é importante sim, acompanhar a evolução do mercado e entrar nele pelo bem do seu negócio dentro do contexto atual, seja para uma empresa ou um empreendimento de qualquer setor, mas vale a pena saber que o mundo do Marketing Digital não é um mundo de milagres, ele requer muito esforço, trabalho e onde não existem formulas prontas para alcançar o sucesso.

Já para os profissionais interessados em aprender e começar a trabalhar neste ramo, tem que ser compreendido que a área hoje vive um momento de efervescência, mas também de dificuldade para quem quer trabalhar dentro de um cenário onde o profissional faz muito e ainda recebe pouca remuneração e reconhecimento. Recompensa muito apostar em cursos de profissionais que tenham reais experiências de mercado e não sejam apenas “vendedores de cursos”, sabendo claro, que não existe dinheiro e nem trabalho fácil, e que quem oferece isso com certeza está tentando lhe enganar.

--

--

Fantástico Mundo RP
Fantástico Mundo RP

Foram 11 anos de conteúdo e amor por Relações Públicas. Ficamos por aqui! Obrigada 💖