Primeira experiência com um cliente real!
[caption id=”attachment_199" align=”alignleft” width=”300" caption=”http://publistagram.blogspot.com.br/2012/01/cinco-dicas-para-criar-o-briefing.html"]
[/caption]
Pensando na experiência que tivemos nesse final de semana, escrevo sobre o ato de “brifar”. Estamos tendo a cadeira de Planejamento Estratégico e nosso primeiro contato com o nosso cliente (real) é o Briefing que nada mais é que a coleta de dados sobre a empresa que desenvolveremos o trabalho.
Antes de tudo começar, o nervosismo tomava conta. Me perguntava como conseguiria envolver, sem se tornar cansativo, o nosso “cliente”. Muitas perguntas passavam por minha cabeça, “como serei recebida?”; “será que ele vai compreender a nossa proposta?” e milhares de outras que faziam com que eu sentisse meu estômago embrulhado.
Então chegamos para a nossa primeira entrevista, e no horário marcado nosso “cliente” nos recebeu. Fizemos as perguntas referentes à empresa, fizemos algumas análises e por final ficamos encantadas com o ato de contatar realmente com um dos principais instrumentos das Relações Públicas — o Planejamento Estratégico.
Sabermos que estamos nos preparando para o mercado do trabalho, enfrentando nosso nervosismo, nossos medos, e isso nos capacita para ser competitivos para o que vem a frente.
Tentar, acertar, analisar, diagnosticar, planejar, ainda no ambiente acadêmico nos faz descomplicar o que é tão complicado: o universo complexo das Relações Públicas.
¡ Hasta la proxima!