Problema de pesquisa: uma solução

Fantástico Mundo RP
Fantástico Mundo RP
2 min readApr 26, 2013

[caption id=”attachment_1776" align=”alignleft” width=”210"]

metodologiaci.blogspot.com[/caption]

Desde os primeiros dias de faculdade ouve-se falar no tal do TCC — Trabalho de Conclusão de Curso, o bicho papão que se cria na vida universitária. O fato é que não há nada que não possa ser feito para esse mito ser quebrado, até porque já estamos bem crescidos para temê-lo. Nesse semestre nos deparamos com a realidade de que a faculdade chega ao fim, e logo. Estamos pensando no futuro próximo e através da disciplina de teoria e método de pesquisa, a qual considero a mais importante do semestre, teremos de elaborar cada um seu projeto de pesquisa e processo metodológico. No momento, nos encontramos nas fases iniciais dessa etapa, o “pré-projeto”.

Em qualquer instância da vida, quando possuímos um problema, procuramos resolvê-lo. Nós precisamos deles, sem problematização, não há pesquisa: o problema é a questão a ser respondida. Para José Luiz Braga “só pesquisamos porque temos dúvidas a respeito de alguma questão da realidade” e eu ainda acrescento: curiosidade. O “problema de pesquisa” não é um problema literalmente, mas o que nos norteará.

O autor ainda relata que mesmo tendo dúvidas, curiosidades e percebendo uma problemática em torno de algum tema que nos interesse e que nos instigue a querer estudá-lo, podemos não ter certeza de como expressar o problema de pesquisa. E nos tranquiliza: “Naturalmente, não há receitas para isso [..]É um processo de elaboração que pode se desenvolver em várias fases diferentes da própria pesquisa”. O que me fez lembrar de uma certa frase que diz: “Coitado do tempo, sentadão numa mesa, com um trilhão de problemas pra resolver”.

A lógica é justamente essa, não será da noite para o dia que ele cairá sobre nossas cabeças, mas sim através de leituras, estudos de autores, observações e pensamentos de que maneira abordar o objeto de estudo. Como chegar no “Problema de pesquisa” pode ser um problema, mas também é uma solução, Lucien Febvre afirma: “sem pergunta não há pesquisa”, não há resposta. Só o que precisamos é chegar no enfoque que queremos propor.

Wish me luck!

O Problema de Pesquisa — como começar (José Luiz Braga) http://pt.scribd.com/doc/43447105/BRAGA-Jose-Luiz-O-Problema-de-Pesquisa-%E2%80%93-como-comecar

--

--

Fantástico Mundo RP
Fantástico Mundo RP

Foram 11 anos de conteúdo e amor por Relações Públicas. Ficamos por aqui! Obrigada 💖