Proposta de valor: sua empresa possui?

Eliara Rothmann
Fantástico Mundo RP
3 min readFeb 1, 2018

--

Veja algumas dicas para transformar a sua empresa em uma marca empregadora!

Esse é o meu primeiro texto de 2018 e estou feliz em voltar e poder compartilhar com vocês o livro que eu li durante o nosso recesso e as minhas as férias:

“Endomarketing Estratégico: como transformar líderes em comunicadores e empregados em seguidores”, ele aborda meu tema preferido: a comunicação interna

Dentre todos os assuntos que o livro apresenta, vou focar em seu principal que é a utilização do EVP (Empoyee Value Proposition) nas empresas, ou seja, como tornar a sua empresa em uma marca empregadora: Um grande desafio!

Mas afinal, o que é EVP? Segundo a autora Analisa de Medeiros Brum, o EVP é uma:

“Estratégia de recursos humanos e de endomarketing baseada na necessidade e na preferência do público interno em relação aquilo que as empresas oferecem, ou podem oferecer aos seus empregados, trazendo resultados no que se refere a atração e retenção de talentos”.

E ainda:

“Torna a empresa desejada pelos talentos que ainda não estão trabalhando nela e adorada por aqueles que já estão”.

Sem uma proposta de valor clara, a marca empregadora pode se resumir a um mero discurso ou a uma bela campanha. E só. Por isso a importância de construir um planejamento de comunicação para essa proposta!

O livro traz algumas dicas importantes para a construção dessa proposta de valor. Separei 10 das que mais me chamaram a atenção, são elas:

  1. Identifique a sua equipe de trabalho;
  2. Faça benchmarking;
  3. Defina o público e descreva uma persona sobre ele;
  4. Analise os dados que conseguiu;
  5. Faça das conclusões pilares para grandes iniciativas;
  6. Seja criativo na construção desses pilares (não esqueça: a intenção é atrair e reter talentos);
  7. Se você for sozinho no setor e for RP, contrate os amigos de PP para dar uma cara para sua ideia;
  8. Faça o lançamento da sua proposta de valor internamente, sem esquecer de, primeiro, apresentar toda a estratégia as lideranças e para envolvê-los;
  9. Estabeleça e mantenha uma conexão entre a proposta e todo o processo de endomarketing para que ela se faça presente, senão em todos, na maior parte dos seus movimentos;
  10. Mensure todo esse movimento. Além de ser muito importante, a mensuração te assegura que está no caminho certo.

Essa não é exatamente uma receita do bolo, mas é um começo para você ter uma ideia de como utilizar o EVP na sua empresa e descobrir de fato, o que a torna atraente perante o público interno!

Uma dica:

Já que endomarketing é um tipo de marketing podemos utilizar as mesmas estratégias e planejamento com o público interno. Que tal ao invés de fazer a jornada de compra de um cliente você não faz a jornada de atração de um colaborador? ;)

Outra dica:

Como o EVP não é da noite para o dia que se constrói, é necessário planejamento, e é preciso definir uma data para esse planejamento. Por isso, baixe aqui nosso calendário e já deixe uma data reservada :D

Um bj :*

--

--