Qual é a sua história?

Eliara Rothmann
Fantástico Mundo RP
2 min readNov 9, 2017

--

Com o uso do storytelling, as marcas tem se tornado mais humanizadas e se aproximado do seu público

Muito se ouve falar do tal storytelling, cujo significado é a “arte de contar histórias”. Com o turbilhão de informações que recebemos diariamente, temos aprimorado nossa capacidade crítica e passamos a buscar marcas com que nos identificamos para seguir.

Marcas que utilizam o marketing tradicional, no qual induzem diretamente o consumidor a comprar, estão ficando para trás e deixando a desejar. Em contrapartida, apresentar seu produto de maneira sutil, através de histórias emocionantes, sem mostrar a marca em primeiro plano, estão ganhando força e conquistando seu espaço no mercado, além de aproximar seu cliente com sua marca. Através das histórias nos identificamos, e por nos identificarmos é que nos emocionamos e acabamos comprando.

Devido a estratégias como essa, que utilizam o storytelling com foco nas pessoas, as marcas tem-se tornado cada vez mais humanizadas. Com o uso de estratégias que tocam o emocional, com produção de conteúdo mais leve e com esse estreitamento de relação é que gera-se engajamento que há tempos as empresas vêm buscando.

Ok, utilizando o storytelling eu consigo tudo isso, mas por onde as marcas devem começar?

Não preciso falar que a primeira coisa que temos que ter é um planejamento estratégico e ter seu público definido, né?

Mas, coincidência ou não, nessa semana estou lendo o livro Super-Histórias do Universo Corporativo de Joni Galvão, cujo o tema é justamente esse. Como falar de um assunto importante com uma abordagem mais interativa, não indo direto ao ponto e tendo bem mais êxito no alcance do seu objetivo final?

Separei algumas dicas do autor para te ajudar nessa, confira:

  • Tenha uma ideia governante. Qual é o conceito ou a mensagem governante que você quer que a audiência entenda?
  • Entenda o universo da história. Qual é o tema que a história vai transitar?
  • Saiba que é o protagonista e seu desejo: Qual é o personagem principal e seu desejo no desenrolar da trama?
  • Saiba das suas forças antagônicas: Quais são os obstáculos e dificuldades que estarão no caminho do protagonista para que ele realize seu desejo final?

Outra dica do autor é que vale a pena investir em vídeos hoje. Eles estão em alta e geram muitas visualizações e engajamento.

Um exemplo bem legal é o vídeo da Volkswagem em “Os últimos desejos da Kombi”. Quem lembra?

Sei que dá muito trabalho, mas, essas dicas são só o começo e os resultados são ótimos!

Um beijo :*

--

--