Qual a interação da marca da sua empresa com o público-alvo?

A co-fundadora do blog Fantástico Mundo RP concede entrevista ao Jornal O Alto Uruguai

Kelen Turmina
Fantástico Mundo RP

--

Essa notícia precisa sair do forno. Isso mesmo, a Relações Públicas Nicola, T. abordou um tema muito atual e interessante em entrevista exclusiva para o Jornal O Alto Uruguai. Nela, a RP aborda os cuidados que as organizações devem ter ao decidir expor sua marca nas redes sociais. Isso mesmo, estar presente nas mídias já não é opção. Hoje é necessidade, visto que a reputação da marca está na percepção do cliente e das pessoas em relação a ela. Para essa exposição, alguns cuidados são necessários e imprescindíveis. Quer saber quais? Confira a entrevista completa!

“Sua marca está fugindo do óbvio?”

Relações públicas e analista de marketing explica como uma marca deve se portar para tornar-se relevante no mundo digital

Estar presente da internet não é mais uma opção para as empresas, tornou-se pré-requisito para manter-se no mercado e ser encontrado pelos consumidores. No entanto, apenas estar nas redes sociais ou possuir um site, sem gerenciamento e estratégia, pode ser prejudicial para a imagem da marca, conforme explica a especialista em marketing digital, Tuane Nicola. “O mais importante sobre o marketing de redes sociais nem sempre é a tecnologia. São as pessoas. Para estabelecer conexão com seu público, desenvolva um DNA autêntico de marca, para refletir sua identidade e personalidade. A web é grande demais para o público prestar atenção em tudo. Sua marca está fugindo do óbvio?”, comenta.

Tuane é graduada em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas com ênfase em Multimídia, pela UFSM/FW, possui MBA em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais e é co-fundadora do blog Fantástico Mundo RP. Atualmente, atua como analista de marketing na empresa Rafael Ferreira Fotografias, em Santa Maria. Em entrevista ao jornal O Alto Uruguai, explica como uma marca deve se portar para tornar-se relevante no mundo digital. Confira!

AU: “Se uma marca não está na internet é como se ela não existisse”. Você concorda?
Tuane — Sim, uma marca ter uma presença forte e profissional na internet não é mais uma tendência ou sequer inovação. É um requisito básico para aquelas que querem se manter no mercado e serem encontradas. Afirmar isso não exclui as demais formas de uma marca se comunicar com seu público e fazer marketing. Mas, é preciso levar em consideração aquela velha frase que “Reputação é aquilo que falam sobre você quando você não está na sala”. Os 70% de uma marca são constituídos com base no que falam sobre ela, apenas 30% cabe à voz oficial da marca e suas promessas e, na internet, as pessoas amam expor suas opiniões e dar feedbacks (muitas vezes, quando estão insatisfeitas com um serviço), por isso, é importante estar presente para saber o que estão falando sobre você, tirar insights, criar um contato mais próximo com seu público e estabelecer relacionamentos. Sempre lembrando que rede social é, em primeiro lugar, social.

AU: Quais os primeiros passos para uma empresa que acabou de ingressar no mundo virtual ou que deseja se destacar dentro dele?
Tuane — Contratar um profissional social media ou uma agência. Entendo que, muitas vezes, uma marca que está começando não tem tanta verba para investir na comunicação, pois tem diversos outros gastos. No entanto, tem muita empresa que não possui conhecimento suficiente no digital para gerenciar sua presença nas redes sociais e acaba cometendo muitos erros já na largada. Ter uma rede social pessoal é totalmente diferente de ter uma conta de marca no digital. Começar de forma amadora, sem conhecer a fundo as ferramentas e possibilidades pode dar brecha para crises, dificultar a criação de uma identidade forte, o alcance do público e ainda prejudicar a imagem que você está construindo no digital. E mais que isso, pode não trazer resultados reais, mesmo investindo tempo e dinheiro nisso. Minha dica é procurar uma assessoria profissional. Ela vai saber exatamente quais os caminhos seguir para criar uma presença relevante e destacar a marca no digital.

AU: Muitas empresas criam redes sociais que não alimentam, sem planejamento. Isso pode ser negativo para a empresa? Por quê?
Tuane — Com certeza, aqui vale aquela máxima que “quantidade não é qualidade”. Não é necessário ter conta em todas as redes sociais, se você não vai se dedicar a elas, criar conteúdos específicos pra cada uma e gerar valor para se tornar relevante para aquela audiência. Se uma pessoa escolheu seguir a sua marca em determinada rede social, você precisa fazer valer a pena. O ideal é estudar a fundo a área de atuação da empresa e o perfil do público para descobrir quais são os canais em que ele está mais está presente, depois disso será mais fácil saber em qual deles você vai focar seus esforços. Lembrando sempre que rede social é casa alugada. Preocupe-se em como criar e manter uma audiência e também tenha um canal próprio, como um site ou blog, para construir seu patrimônio digital, pois tudo muda muito rápido na internet.

AU: O sucesso de uma marca pode ser mensurado pelo número de “likes” em redes sociais?
Tuane — Com certeza não. O “like” pode ser considerado uma métrica de vaidade e que não necessariamente corresponde a um resultado concreto. Assim como o nome diz, ter muitas curtidas em uma publicação no Facebook por “vaidade”, por exemplo, pode aparentar que ela é relevante, mas, é preciso refletir se esta postagem está realmente ligada a uma estratégia de expansão, se gera engajamento, se resulta em cliques e visitas ao seu site ou em conversões e vendas no futuro. Um post sozinho não faz verão, nem mesmo diversos likes. Uma marca deve se preocupar muito mais em gerar interações, conversas e, principalmente, focar nas métricas que importam para chegar aos seus objetivos comerciais, acredito que isso é o que determina o sucesso de uma estratégia no digital.

E aí? Curtiu a entrevista da nossa co-fundadora? Como você tem trabalhado a marca da sua empresa nas redes sociais?

Deixe sua contribuição, curte e comente o texto lá no Jornal O Auto Uruguai! ;)

Até o próximo post. ❤

--

--

Kelen Turmina
Fantástico Mundo RP

Relações Públicas, especialista em Marketing, Diretora da MAK Agência de Relações Públicas, Conteudista no Fantástico Mundo RP