Redes Sociais e a comoção mundial

Fantástico Mundo RP
Fantástico Mundo RP
2 min readNov 17, 2015
Runway (1)

A gente já sabe que nas redes sociais tudo toma uma proporção ainda maior e que todo mundo é dono da verdade. Nelas, tudo é rápido e instantâneo.

As últimas tragédias que aconteceram no Brasil e na França demonstraram novamente todo esse poder das redes sociais. Nossas timelines se tornaram um campo de batalha, um festival de desinformação e desafeto.

Neste momento, todo mundo tem uma opinião para dar. Todo mundo vira especialista em terrorismo e desastre ambiental…

Após os atentados em Paris, a onda de comoção tomou conta da internet, foram criadas hashtags que em poucas horas estava entre os tópicos mais comentados do Twitter. Surgiram memes e mensagens de solidariedade, a mais compartilhada delas foi a Torre Eiffel formando o famoso símbolo de ‘Paz e Amor’.

[caption id=”attachment_4446" align=”alignright” width=”284"]

Fonte: Facebook.

Fonte: Facebook.[/caption]

As informações sobre o atentado vinham de todos os lados, a mídia televisiva parou o que estava fazendo para noticiar os ataques. O que deixou os brasileiros ainda mais indignados, tendo em vista as poucas informações trazidas sobre a tragédia em Mariana-MG.

A discussão aumentou ainda mais depois que o Facebook lançou uma ferramenta que permite aplicar a bandeira francesa como filtro na foto do perfil. O que era para ser uma homenagem gerou um debate interminável. Os usuários começaram a bombardear seus amigos, cobrando solidariedade também à tragédia de Mariana.

Para contrapor o avatar com a bandeira francesa, muitos usuários estão compartilhando a imagem da bandeira do Brasil tomada pela lama, referenciando o desastre em Minas.

Há aqueles que abraçaram as duas causas da mesma maneira, compartilhando imagens de solidariedade às duas tragédias.

Após toda essa polêmica, o Facebook anunciou que desenvolverá uma nova máscara, nela vão conter a bandeira de Minas Gerais e a bandeira da França.

[caption id=”attachment_4445" align=”alignleft” width=”289"]

Fonte: Facebook.

Fonte: Facebook.[/caption]

O fato é que uma tragédia não é maior ou menor que a outra. As duas merecem a devida atenção. O que não devemos é menosprezar o sentimento alheio.

Respeito, educação e bom-senso são essenciais na internet, principalmente nas redes sociais.

E você? O que acha disso?

--

--

Fantástico Mundo RP
Fantástico Mundo RP

Foram 11 anos de conteúdo e amor por Relações Públicas. Ficamos por aqui! Obrigada 💖