Relações Públicas comunitárias e o #Colabore

Fantástico Mundo RP
Fantástico Mundo RP
2 min readNov 22, 2013

Relações Públicas comunitárias? Entenda:

Desde os anos 1920, Edward Bernays, pioneiro no campo das relações públicas, fala sobre a profissão estar ligada à construção de cidadania. Mas foi a partir da década de 80 que se promoveram os debates sobre o profissional frente a interesses populares e a falar sobre Relações Públicas comunitárias. São vários os autores que tratam da temática, Cicilia Peruzzo (2003) cita o papel do profissional frente ao tema:

“Especialmente as relações públicas tem o papel fundamental de facilitar o processo de ação coletiva, no que diz respeito tanto ao relacionamento interno, quanto às relações com os públicos de interesse externos, visando conquistar aliados e dar visibilidade pública às novas formas de realização”.

São muitas as atuações e contribuições que o profissional pode agregar à área comunitária, o RP trabalha por interesse coletivo, por um melhor relacionamento das organizações com os públicos e como cita Drucker (1990, p.115) “Toda organização sem fins lucrativos tem uma multidão de públicos e precisa desenvolver um relacionamento com cada um deles”, aí entra o papel do RP.

O profissional pode ainda realizar o levantamento de dados ou diagnóstico, planejar programas, projetos, trabalhar na articulação dentro da comunidade, elaborar materiais estratégicos, realizar eventos, enfim, são muito amplas as contribuições do profissional, pois ele dispõem de técnicas e instrumentos eficientes para isso.

O que queremos apresentar neste post, é o trabalho realizado neste semestre, para a disciplina de Produto Experimental Multimídia que une as Relações Públicas à comunicação comunitária, seu nome é: #Colabore.

O #Colabore:

#Colabore é um site colaborativo, que pretende unir e dar visibilidade as entidades sem fins lucrativos de Frederico Westphalen. Uma vitrine de causas dos mais diversos tipos, que demonstrará que as doações e a ajuda da sociedade a essas entidades se reverte em ações e resultados efetivos para aqueles que necessitam. Além do site, utiliza-se meios de comunicação digital como Facebook, Youtube e Flickr e que por meio de estratégias de Relações Públicas, pretende legitimar o papel social das entidades sem fins lucrativos da cidade.

É também um elo de ligação entre as entidades sociais com empresas, imprensa e sociedade, pois divulga suas informações, projetos e ações para manter a sociedade informada do que está acontecendo nessas organizações e quem sabe, promover a cooperação e aumentar a participação da sociedade nas causas sociais, através de voluntariado ou doações.

Acesse o site e confira o trabalho: http://colaborefw.com/

Fontes:
http://umqderp.blogspot.com.br/2012/10/relacoes-publicas-comunitarias-hum-e-de.html

DRUKER, Peter. Administração de organizações sem fins lucrativos — princípios e práticas. São Paulo: Editora Pioneira, 1990.

KUNSCH, Margarida Maria Krohling, KUNSCH, Waldemar Luiz. Relações públicas comunitárias: a comunicação em uma perspectiva dialógica e transformadora. São Paulo: Summus, 2007.

--

--

Fantástico Mundo RP
Fantástico Mundo RP

Foram 11 anos de conteúdo e amor por Relações Públicas. Ficamos por aqui! Obrigada 💖