Relações Públicas, Mãe e Conselheira

Desafios para equilibrar família, trabalho e profissão

Nestes dias que antecedem o Dia das Mães realizamos uma entrevista com uma mãe abordando o equilíbrio entre a atuação profissional, os desafios de ser mãe e ainda atuar como Conselheira no Conselho Regional de Relações Públicas — CONRERP 4ª RS/SC. Pois é, o Fantástico Mundo RP conversou com a Valéria Luza, graduada em Relações Públicas pela UCS — Universidade de Caxias do Sul, licenciada da área de Endomarketing de uma grande empresa e que também mantem-se ativa como Conselheira do Conrerp 4ª RS/SC.

Valéria falou um pouco sobre sua atuação profissional e da importância do apoio dos colegas nos meses que antecedem a chegada do bebê. Também expôs a importância de se manter atualizada e acompanhando as ações no período de licença maternidade. Além disso, encerra com os encantos da maternidade. Afinal, uma nova vida gera novas experiências. Confira a entrevista completa.

Valéria Luza, Luiz Augusto e Alexandre Neukirchen

FMRP: Valéria, o que mudou na sua vida profissional, com a chegada do Luiz Augusto?

Valéria: Até o momento apenas a licença maternidade. Como não era uma gravidez de risco, trabalhei até o último dia, realizando o acompanhamento com o obstetra. É normal o corpo e mente desacelerarem, mas em atividades relacionadas à comunicação os dois devem estar a pleno vapor. Durante o período em que estive grávida as atividades foram sendo adaptadas conforme a evolução da gravidez. A equipe ajudou muito com esta adaptação e foram compreensivos.

FMRP: Quais as expectativas profissionais durante o período de licença maternidade?

Valéria: Durante este período espero participar de palestras e cursos de reciclagem, estou também lendo livros e artigos para quando retornar ao trabalho poder contribuir com a equipe levando uma visão diferente que adquirimos quando somos mãe e retornamos da licença vendo as situações com outro ponto de vista.

Conselheiras CONRERP 4ª RS/SC, Kelen Turmina e Valéria Luza, na Colação de Grau de Relações Públicas, na UCS.

FMRP: Como você se sente sendo Conselheira ativa no Conrerp 4ª RS/SC?

Valéria: É sempre bom participar de atividades que promovem as boas práticas das Relações Públicas. Às vezes fico frustrada por não poder participar mais ativamente, mas é importante estar a par dos acontecimentos para retornar com foco e agregar conhecimento dando continuidade ao trabalho dos colegas conselheiros.

FMRP: Qual a sua mensagem para as profissionais mulheres que pretendem ser mamães, para manter esse equilíbrio?

Valéria: Toda a gravidez é diferente e cada mulher deve respeitar os seus limites e viver intensamente cada momento. Ter bons amigos, familiares e colegas de trabalho compreensivos e que apoiam você em todos os momentos (principalmente quando existe mudança constante de humor e esquecimento). Planejar a gravidez, ou seja, estar preparado para engravidar, isso pode demorar muito ou pouco tempo, mas quando acontecer será o melhor momento da sua vida. Dar atenção ás coisas quando elas estão acontecendo e resolver as situações no ato. Não traçar metas ousadas, o seu ritmo vai mudar conforme os meses forem passando. Ter paciência consigo mesma. Não se cobrar por coisas que não estão nas tuas mãos. Não deixar este momento passar fazendo uma contagem regressiva para o parto, todos os dias serão únicos e de aprendizagem. Após o parto um grande e único amor vai tomar conta da sua vida e do seu ser mostrando que tudo tem solução, que com o tempo vamos amadurecendo, que a comunicação também é feita através de olhares, toques e choros e com certeza o mundo se torna um lugar melhor depois que você se torna mãe.

Encerramos esta matéria, cumprimentando as mamães RPs nesta data tão especial. Além de organizar ações para comemorar este dia nas organizações e campanhas para destacar produtos a essa pessoa especial que gera vidas, as profissionais de relações-públicas também merecem nossa homenagem.

Feliz dia das mães!
Mãe merece nosso carinho e reconhecimento todos os dias!
Hugs!