Relações Públicas na carreira pública

Mary Gabriela
Fantástico Mundo RP
5 min readAug 10, 2017

--

O Concurso Público para o profissional de Relações Públicas

Há pouco mais de 2 anos espero por esse dia em que poderia falar sobre esse assunto - Concurso Público. Um dos temas que prometi abordar quando passei a integrar o time do Fantástico Mundo RP há 1 ano e que agora, finalmente, posso falar!

Por 10 anos trabalhei em empresa privada e algumas vezes me atrevi a prestar concurso. A primeira tentativa foi logo quando me formei em 2009 em um concurso para uma vaga tão sonhada: Relações Públicas da Petrobras. A concorrência foi nada mais que 900 pessoas para UMA vaga. Na ingenuidade de que o tempo de estudo na faculdade era o suficiente, viajei para o Rio de Janeiro para uma prova intensa e longa, quase 8 horas de duração. O resultado, é claro, não passei nem perto de me classificar com uma nota razoável. Ok, vamos em frente!

A segunda tentativa foi no mesmo ano, mas dessa vez para a Imprensa Oficial do Estado de SP. Eu até tentei estudar, li alguns materiais, fiz mais uma viagem bate-volta, mas sem nem ao menos saber exatamente as responsabilidades do cargo, grande erro. E é claro que o resultado não poderia ter sido diferente, não rolou. Mas tudo bem, vida que segue né!?

Depois dessas experiências resolvi seguir na Comunicação Interna em empresa privada, uma grande paixão profissional desde o primeiro estágio e por 10 anos me dediquei a essa área tão estimulante, mas a vontade de prestar concurso voltou quando surgiu uma única vaguinha na cidade em que moro atualmente — São José do Rio Preto/SP, algo muito raro inclusive.

Uma curiosidade é que as vagas específicas para RP, geralmente, são únicas e o edital se difere muito entre um e outro, portanto é um pouco complexo seguir estudando sem o edital ser publicado, diferente de carreiras como concursos mais abrangentes por exemplo o cargo de Auditor da Receita Federal. E aí vai a minha primeira dica:

Leia, releia e decore o edital do concurso que pretende estudar.

Como não poderia perder essa chance, a primeira em mais de 6 anos em Rio Preto, decidi me debruçar nos estudos e devorei o edital.
Entender os requisitos do cargo e as exigências de cada matéria é tão importante quanto o número de vagas disponíveis, no meu caso era só uma vaga e a dedicação nos estudos teria de ser de altíssimo nível.

E aí vai a minha segunda dica:

Se você tem outros projetos que precisam de sua total dedicação e atenção no momento, reflita se o concurso é para você agora.

Durante o período dos estudos adiei todos os meus planos e cancelei todos os compromissos extra curriculares. Como o edital saiu três meses antes da prova, o tempo era curto e o estudo teria que ser intenso e totalmente focado. Mas é claro, eu não pedi demissão e segui trabalhando normalmente e,nas horas vagas e nos finais de semana, tinha de ter foco total nos estudos.

Mas estudar para concurso não é só pegar os materiais na internet, tirar a poeira dos livros e fazer um fichamento sobre cada matéria, não é mesmo. Por isso anote a minha 3ª dica:

Conheça muito bem a banca que vai aplicar a prova que você pretende prestar.

No meu caso foi a Vunesp, mas isso serve para qualquer tipo de banca. Analise concursos mais recentes aplicados pela banca, identifique o estilo de pergunta, a forma de aplicar algumas pegadinhas e, principalmente, entenda bem a forma de pontuação das questões. A prova da CESP, por exemplo, é extremamente desafiadora, a cada pergunta que você responde errada uma questão correta é anulada, nesse caso não vale o chute, é melhor deixar em branco, por isso muita atenção. ;)

Depois de compreender o edital e estudar o estilo da prova, se apegue ao seu lado Relações Públicas de ser e planeje, planeje muito bem. Muitos conteúdos em concurso contemplam leis, regulamentos e normativas que precisam ser lidas, relidas e decoradas até o momento de você não querer vê-las mais na sua frente. Quando chegar nesse nível é hora de ler e reler ainda mais o máximo de vezes possível, eu juro, você tem que chegar ao ponto de sonhar com as leis. No caso da Vunesp, saber bem a letra da lei vai ajudar muito na hora prova. E aí vai a minha 4ª dica:

Estabeleça um prazo mínimo para estudar TODO o conteúdo do edital pelo menos três vezes, sim três vezes no mínimo até o dia da prova.

Separe o conteúdo de cada matéria no horário que tem disponível em um cronograma, atente-se para deixar mais tempo para estudar o conteúdo que tem mais dificuldade e estabeleça metas para resolução de exercícios e tempo mínimo, o indicado é ler e resolver um exercício em até 3 minutos para você não sentir tanto a pressão do tempo. Por isso minha 5ª dica é:

Estude APENAS o que está no edital e monte cadernos de exercícios para matérias mais práticas como matemática, interpretação de texto, raciocínio lógico e informática. Separe em seu cronograma tempo para estudar cada conteúdo dentro de cada matéria. Para montagem dos cadernos de exercícios eu paguei um plano trimestral em um site de concursos que encontrei (TEC Concursos), mas você pode buscar vídeos com aulas no youtube, principalmente para matemática, raciocínio lógico e português. Como a vaga era de Cerimonial também fiz um curso grátis, disponível no site do Senado que vale a pena. Veja abaixo uma visualização do meu cronograma de estudos, o primeiro de muitos feitos. A cada 15 dias revisava e acrescentava algumas horas de estudo, é importante tentar se adaptar aos poucos, é um tipo de estudo bem diferente do que estamos acostumados.

E para finalizar fique de olho nas oportunidades. Embora mais raras nos dias de hoje, ainda estão surgindo vagas interessantes para Relações Públicas, todos os concursos abertos e previstos você encontra no site PCI Concursos e vários outros disponíveis por aí.

Hoje, 10 de agosto, faço exatamente 1 mês de Agente de Cerimonial da Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto e o aprendizado é constante.

E você? Ficou com vontade de prestar concurso público?

--

--

Mary Gabriela
Fantástico Mundo RP

Relações Públicas — Especialista em Comunicação Interna. conteudista do “Fantástico Mundo RP”, conselheira do Conferp e Gerente de CS da “SimplificaCI”.