Relações Públicas sem rótulos

Fantástico Mundo RP
Fantástico Mundo RP
2 min readJul 10, 2015

As discussões estão cada vez mais acirradas em relação aos diversos tipos de preconceitos e, é fundamental que Lovemarks se posicionem de forma a promover cada ve

1

z mais a integração e a dizer não a qualquer tipo de preconceito.

Nessa onda de engajamento impulsionada, em sua maioria, pelas redes sociais, e em mais uma de suas ações de marketing e relacionamento sensacionais, a Coca-Cola lançou no início desta semana a campanha “Remova rótulos neste Ramadã” que tem como principal objetivo combater o preconceito e os esteriótipos. A campanha foi lançada na Arábia mas teve repercussão mundial.

Apesar de ser um discurso “fácil”, a tarefa de realizar ações como essa e se posicionar, de fato, tomar partido em relação aos debates é muito complexo e exige um grande esforço e pensamento estratégico das equipes de comunicação, que precisam, acima de tudo, aliar as campanhas e o posicionamento das marcas com o que as mesmas tem como objetivos e valores da organização. Ir contra sua imagem no mercado pode ser um grande tiro no pé!

Nesse sentido, podemos observar diversos casos recentes e que podem servir de exemplos positivos para a reflexão. O primeiro que me vêm a mente é o da marca O Boticário, que no dia 12/12, dia dos namorados, lançou um comercial que trouxe à tona muitas discussões. Analisando o case mais profundamente e acompanhando as notícias sobre o mesmo, foi nítido o planejamento, a organização e estratégias cuidadosamente pensadas para cada uma das respostas negativas à campanha, e vamos combinar, que além de ser um belo comercial, foi um ótimo exemplo de competência do setor de comunicação e marketing da empresa.

Outro caso que aconteceu na semana passada e que causou grande comoção nas redes sociais, foi o caso o de preconceito racial contra a jornalista Maria Júlia, que está atualmente no Jornal Nacional da Rede Globo. Como resposta aos lamentáveis comentários os apresentadores do programa rebateram e mostraram o posicionamento contrário que eles e a emissora têm contra o preconceito. Mais um bom exemplo, onde uma grande marca utilizou sua influência para o bem.

Em um mundo onde tudo é instantâneo e virtual é quase impossível ficar “em cima do muro” quando surgem as grandes polêmicas, o segredo é saber aproveitar as situações para fortalecer ainda mais o amor dos clientes pela marca, pelo que ela representa e pelo que ela comunica.

Em questões tão sérias como as que envolvem o preconceito, seja ele do tipo que for, é mais que uma questão de marketing ou oportunidade de “aparecer” na mídia é um dever das grandes marcas, se utilizar do seu papel social e da sua influência perante seus consumidores mais assíduos para multiplicar sentimentos positivos e repudiar atitudes de preconceito.

Deixo nesse post os parabéns às marcas e aos RP`s “sem rótulos”. :)

--

--

Fantástico Mundo RP
Fantástico Mundo RP

Foram 11 anos de conteúdo e amor por Relações Públicas. Ficamos por aqui! Obrigada 💖