Representatividade importa na publicidade também!

Rafaela Richter
Fantástico Mundo RP
3 min readApr 21, 2021

--

Juntas e juntos pelo movimento #AbaixoPL504

Desde ontem, 20/04/2021, as redes foram invadidas por um movimento das agências de publicidade e entidades do mercado contra o projeto de Lei 504/2020, que pretende acabar com a presença de pessoas LGBTQIA+ ou famílias homoafetivas em publicidade “voltada para crianças” nas publicidades do estado de SP, com autoria da deputada estadual Marta Costa. Segundo ela, isso evitaria uma “má influência” na formação de jovens e crianças.

Com uso da #PublicidadePelaDiversidade, várias agências fizeram suas manifestações:

Isso aconteceu ontem, pois era a data prevista para votação na Assembleia legislativa de São Paulo, porém, por falta de quórum, foi adiada.

Entenda o PL504: de autoria da deputada estadual Marta Costa, ele tem o objetivo de proibir “através de qualquer veículo de comunicação e mídia de material que contenha alusão a preferências sexuais e movimentos sobre diversidade sexual relacionados a crianças no estado”.

A Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap) emitiu uma nota de repúdio, na qual afirma que a proposta é inconstitucional por “impor discriminação à liberdade de expressão comercial e ao direito de orientação sexual”, e justificou “que a publicidade reflete a sociedade em que está inserida, e a vedação proposta pelo PL caracteriza-se por censura de conteúdo, abrindo um precedente perigosíssimo para a liberdade de expressão e aos direitos da comunidade LGBTQIA+”.

Mesmo sendo “apenas” de um estado, estamos falando de um estado onde estão grandes agências e sede dos principais anunciantes do país, que certamente refletiria em toda a publicidade brasileira. Além disso, esse é um tipo de censura que pode acabar influenciando negativamente outros movimentos, e, como bem disse a Abap, a liberdade de expressão.

Relembrando algumas campanhas

Uma das campanhas mais famosas foi a do O Boticário, para o Dia dos Namorados ❤ Foi uma campanha super polêmica e que, na contrapartida das diversas reclamações no Conar, foi também vencedora de prêmios na publicidade.

A Avon também já é uma marca conhecida por abraçar a luta da comunidade LGBTQI+, e recentemente, mesmo com todos os holofotes de um ex-BBB, trouxe o Lucas para a campanha #AvonTáOn, após ele ter protagonizado o primeiro (ou um dos primeiros) beijos gay do reality.

Em 2016, a Skol lançou uma campanha #RespeitoIsOn, no dia 28/06, Dia do Orgulho LGBTQI+, com o manifesto “A estrada fica mais colorida quando não se está sozinho. Cada passo é um avanço. Cada abraço, uma conquista. Respeitar a diversidade é o caminho.”

No ano passado, rolou também a campanha do Dia dos Pais da Natura, com “pais e filhos reais”, incluindo a participação do ator e influenciador Thammy Miranda, que gravou as cenas na sua própria casa, umas das adaptações das produções em meio à pandemia. PS: e com essa trilha sonora não tem como não se emocionar né?! #MeuPaiPresente

Aqui no Fantástico, já escrevemos diversas vezes sobre a importância da diversidade nas empresas, na comunicação e também somos a favor da diversidade na publicidade. Os LGBTQI+ existem, e lutam há muito tempo por essa representatividade, e não deixarão de existir por não estarem representados em campanhas.

Somos contra qualquer tipo de preconceito e entendemos que a publicidade tem o dever de refletir a existência dessa pluralidade da sociedade.

Não ao PL504, e sim a diversidade 🌈

--

--

Rafaela Richter
Fantástico Mundo RP

Relações Públicas | MBA em Marketing Estratégico | gaúcha | estudante de Ciências Sociais.