Rock in Rio 2019: muito além da música
Marcas patrocinadoras oferecem um show à parte
Foram mais de 300 horas de música, 9 palcos, mais de 700 mil pessoas em 7 dias de evento. O Rock in Rio 2019 foi o terceiro maior desde que o festival foi lançado, perdendo apenas para o ano de estreia (1985) e para a edição de 2001.
O festival, que encerrou no dia 6 de outubro, reverberou para além dos 385 mil metros quadrados da Cidade do Rock. Brindes, experiências e vivências imersivas ofereceram um show à parte.
A roda-gigante do Itaú, a tirolesa da Heineken e a montanha-russa do Ipiranga foram algumas das atrações das marcas desenvolvidas para o evento. O público busca e valoriza as ativações memoráveis.
Sabemos que um evento como esse envolve uma lista de preparativos que parece não ter fim: licenças, marketing de conteúdo, cotas de patrocínio, infraestrutura, logística, divulgação, segurança, assessoria de imprensa, produção de peças.
Inspirada pela criatividade e ativação das marcas que lá estavam, é sobre essa temática que gostaria de compartilhar com vocês no texto da semana. Nessa oitava edição do festival, foram mais de 30 empresas divididas entre patrocínio e apoio.
O Rock in Rio, além de ser um evento cultural, de conectar pessoas, reunir tribos, é uma plataforma de ativação para marcas que a cada edição ampliam as experiências que entregam para quem está na Cidade do Rock. Quantas fotos você viu no seu feed da roda gigante ou do letreiro de entrada? Teve até matéria ensinando a tirar uma boa selfie na entrada oficial.
Com as redes sociais e a possibilidade de viralização de conteúdos e experiências, as marcas têm investido cada vez mais em ativações. Algumas empresas que se destacaram no festival:
Heineken: patrocinadora oficial do festival desde 2011, desenvolveu o conceito da campanha “O rock não vem só do palco, vem de você”. A marca esteve mais uma vez à frente da tirolesa, preparou o Lounge para receber convidados, fez toda a operação de chope do festival, trouxe uma equipe de 12 bartenders holandeses que trabalham no Heineken Experience, em Amsterdã, para receber os convidados em seus pontos de ativação (lounge, tirolesa e área VIP do Rock in Rio).
Natura: em seu primeiro ano de patrocínio, estreou com uma ação inédita no festival: a “Nave, nosso futuro é agora”. Um mega espaço de entretenimento multimídia que em sessões de 15 minutos provocava o espectador a mergulhar em uma narrativa em que um conjunto de sensações era apresentado por meio de cinco movimentos: equilíbrio, aceleração, suspensão, reflexão e sincronização. A Natura foi a responsável também pelo Labirinto e pelo Mirante do evento.
Coca-cola: promoveu um karaokê em seu espaço no qual grupos de até 100 pessoas, podiam cantar e dançar sob o comando de integrantes do grupo Fit Dance. O Instagram contou com filtro e gifs exclusivos.
Itaú: dona da tradicional roda-gigante, foi a quinta vez consecutiva que o banco patrocina o festival do qual detém a cota máster. Além disso, foi responsável também pela Arena do Itaú, com 400 metros quadrados e uma agenda de atrações variadas.
Outros nomes também foram memoráveis: Ford, Tinder, Doritos, Multishow, Prudential, Sky, Ipiranga, Colgate. Ficou interessado (a) em conhecer detalhes da estratégia e das ações? Confira essa matéria divulgada no Meio e Mensagem.
Tão importante quanto ser criativo e planejar, é preciso alcançar os resultados propostos no objetivo da estratégia. Então vamos a alguns números e informações:
- foram produzidos 1109 posts na plataforma do festival com 52MM de interações com os conteúdos, 2MM de menções espontâneas e 187MM de impressões (dados de 03/10)
- a Coca-Cola foi a marca mais lembrada entre os patrocinadores (73% do público), segundo estudo realizado pela empresa Toluna. Heineken, Itaú, Doritos e Ipiranga estão logo na sequência
As ações e iniciativas te fazem querer voltar. Brindes, experiências e conexões que impactam. Trabalhar criatividade e essa interação com o público-alvo é fundamental. Como vocês têm pensado essa interatividade nos eventos que organizam?
Final do ano está aí e muitos RPs são responsáveis pelo evento de fechamento da empresa. Qual impacto você e a sua organização estão preparando para os colaboradores?
Muita inspiração para vocês!
Ah, e se esteve pelo Rock in Rio, conta para gente qual foi a ativação que mais marcou a sua ida à Cidade do Rock.
Bjos da Pri :)