Photo from Pexels

RP, a profissão do engajamento

Priscila Couto
Fantástico Mundo RP
3 min readOct 18, 2018

--

Dados, Conexão e Empatia

Com o crescimento e desenvolvimento do digital, surgiram e difundiram também, as ferramentas de automação de marketing. Existem hoje disponíveis no mercado mais de 7000 soluções, segundo o anual #MarTech da Scott Brinker (2018).

O big data revolucionou o marketing. Vários mercados têm enxergado nos dados um ativo muito importante para manutenção de seus negócios e relacionamento nas próximas décadas. Essa revolução já trouxe inúmeros avanços, otimizou vários processos e possibilitou ao marketing chegar em outro patamar. E com dados não discutimos, certo?

Ter os dados em mãos, é como ter o briefing bem completo, redondo, afinado. Ajuda a conhecer melhor o seu consumidor, suas preferências e hábitos. Daí surgem os insights e a personalização. Porém, todos estes dados disponíveis e toda essa tecnologia existente não é nada sem uma boa estratégia.

Lá na ponta, consumindo o seu produto, comprando o seu serviço ou engajando com a sua marca, estará uma pessoa. Essa pessoa tem suas crenças, objetivos e problemas para serem sanados. A intersecção dados + conexão + empatia possibilita uma personalização 1:1.

A proposta é ser uma empresa humana, dirigida e conduzida por seres humanos para servir outros seres humanos e à sociedade como um todo. As interações H2H (human to human) fazem os negócios movimentarem. Alí é que estão os relacionamentos, parcerias e confiança. E é isso que você quer cultivar através dos seus esforços de Relações Públicas e Marketing.

Vamos unir o high tech com o high touch. E aí, nós, Relações Públicas, que já fomos instruídos sobre empatia, escuta, sobre a capacidade de analisar toda a situação e contexto, temos a oportunidade de conectar estas duas habilidades. Olhar além dos números e enxergar as relações por trás da estratégia. É enxergar na multidão, o indivíduo. Engajar.

Engajamento é envolvimento, interação, relacionamento com a marca. É conhecer o público. E para tal, é preciso pensar nas relações, de forma humana e empática. Não cabe simplesmente bombardear o consumidor -a pessoa -com mensagens que não fazem sentido.

Certa vez eu lí: “o engajamento é o novo preenchimento de formulário”. Com o engajamento é possível medir se as pessoas certas estão interagindo com a sua marca. Busque além de likes e preenchimento de formulário ou download de conteúdo e use os dados para encontrar outros pontos de contato de engajamento. Busque fortalecer o relacionamento.

Esse cenário H2H, trata-se de criar uma narrativa convincente, uma história com a qual as pessoas realmente se importarão. É extremamente raro levar as pessoas a se preocuparem com sua marca, a menos que você já tenha uma certa quantidade de prestígio associado à sua empresa. Criar uma história que faça as pessoas se importarem com o que você está vendendo terá um impacto muito mais forte. Construir relacionamentos e oferecer uma experiência interessante.

O maior desafio é alinhar a nova tecnologia à sua estratégia de comunicação e marketing. A provocação é mergulhar nos dados, mas ir além dos dashboards. Pois no final dia, a estratégia será sempre sobre conexões H2H.

It’s all about people! :)

Bora praticar a empatia e engajar cada vez mais com o nosso público!

Bjos da Pri!

--

--

Priscila Couto
Fantástico Mundo RP

Relações Públicas, Especialista em Marketing. Atuo com Comunicação Corporativa, Marketing B2B e Agile.